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Título: A inclusão social dos deficientes visuais e a publicidade brasileira : um breve panorama
Autor(es): Navarro, Juliana Jobim
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Publicidade e propaganda
Deficientes visuais
Tecnologia assistiva
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 8-Jan-2013
Referência: NAVARRO, Juliana Jobim. A inclusão social dos deficientes visuais e a publicidade brasileira: um breve panorama. 2012. 61 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A presente monografa estuda a infuência que a comunicação, em especial a publicidade, exerce no comportamento de consumo e compra dos defcientes visuais e quais as limitações existentes na comunicação para inclusão destas pessoas. A bibliografa sobre o assunto é limitada portanto, para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma pesquisa exploratória e bibliográfca de textos acadêmicos e pesquisas estatísticas quantitativas e qualitativas sobre conceitos relacionados ao tema, tanto da área da publicidade como do universo da defciência visual. Posteriormente, o material coletado foi correlacionado com os resultados obtidos em pesquisas realizadas com defcientes visuais, com o objetivo de identifcar a interação que estes possuem com as publi- cidades existentes e seus hábitos de consumo, e com profssionais da área de publicidade para averiguar suas ações e percepções em relação a publicidade inclusiva. Os dados obtidos foram usados para exemplifcar as teorias estudadas. Concluiu-se que os defcientes visuais apesar de serem um público consumidor com grande potencial ainda são negligenciados pela publicidade, e é necessário realizar pesquisas que tracem o perfl desse público e passar a considerá-lo na hora de realizar qualquer ação publicitária, desde o momento inicial de planejamento de marke- ting e até as campanhas publicitárias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Audivisuais e Publicidade, 2012.
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