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Título: Ansiedade em licenciandos de Ciências Biológicas nos estágios finais : uma análise dos sintomas, fatores de risco e seu impacto na decisão pela docência
Autor(es): Mello, Camille de Carvalho e
Orientador(es): Gandolfo, Inês Maria
Assunto: Saúde mental
Professores - saúde
Professores de ciência
Professores de biologia - formação
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 25-Nov-2025
Referência: MELLO, Camille de Carvalho e. Ansiedade em licenciandos de Ciências Biológicas nos estágios finais: uma análise dos sintomas, fatores de risco e seu impacto na decisão pela docência. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda a ansiedade na formação de professores em Ciências Biológicas, considerando sua importância e impactos no cotidiano docente. Discute-se a ansiedade como uma reação presente em muitos indivíduos, abordando suas manifestações físicas e psicológicas. São explorados os desafios enfrentados pelos professores, desde o primeiro contato com a escola até a desvalorização da profissão, carga horária e baixos salários. O estágio supervisionado desempenha um papel fundamental na formação docente, preparando os estudantes para a realidade futura, embora haja situações que vão além do que é ensinado na graduação. O objetivo deste trabalho é analisar os principais fatores associados ao transtorno de ansiedade em professores em formação e seu impacto na decisão de seguir a carreira docente em ciências biológicas. A abordagem adotada foi descritiva e exploratória, utilizando revisão da literatura, questionário e entrevista semi-estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os participantes foram estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília que já haviam concluído os estágios obrigatórios da licenciatura. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, revelando aspectos importantes na formação de professores em Ciências Biológicas. Os resultados destacam a carga horária dos estágios como um desafio para os estudantes, podendo gerar sintomas de ansiedade e impactar a saúde dos professores em formação. Quanto ao apoio recebido, a maioria relatou ter sido adequado, embora houvesse opiniões divergentes sobre a troca de experiências relacionadas à docência. A ansiedade foi central nas respostas, demonstrando níveis consideráveis de ansiedade em relação aos estágios e à futura docência, devido à desvalorização da profissão e às demandas burocráticas. Os resultados reforçam a importância de oferecer apoio emocional e prático aos futuros professores, criando um ambiente favorável para a troca de experiências e redução da ansiedade. A valorização da profissão docente e a melhoria das condições de trabalho são essenciais para atrair e manter profissionais qualificados na área da educação. Sugere-se que pesquisas futuras explorem a relação entre a formação docente, o reconhecimento da profissão e o bem-estar dos profissionais, além de estratégias pedagógicas para lidar com a ansiedade na prática docente.
Abstract: This study addresses anxiety in the training of biology teachers, considering its significance and impacts on daily teaching practices. Anxiety is discussed as a prevalent reaction among individuais, encompassing both physical and psychological manifestations. The challenges faced by teachers, including initial school experiences, professional devaluation, heavy workloads, and low salaries, are explored. The supervised internship plays a crucial role in teacher training by preparing students for their future careers, although there are circumstances that extend beyond what is taught during graduation. The objective of this study is to analyze the key factors associated with anxiety disorders in trainee teachers and their impact on the decision to pursue a teaching career in biological sciences. A descriptive and exploratory approach was adopted, employing literature review, questionnaires, and semi-structured interviews as data collection instruments. Participants consisted of students in the Biological Sciences program at the University of Brasília who had completed the mandatory intemships. The data were analyzed quantitatively and qualitatively, revealing important aspects of teacher training in Biological Sciences. The results highlight the challenging nature of internship workloads, which can lead to anxiety symptoms and impact the well-being of trainee teachers. Regarding the support received, the majority reported it to be adequate, although divergent opinions emerged regarding the exchange of experiences related to teaching. Anxiety emerged as a central theme in the responses, indicating considerable leveis of anxiety related to intemships and future teaching careers, attributed to professional devaluation and bureaucratic demands. These findings underscore the importance of providing emotional and practical support to future teachers, fostering an environment conducive to experience-sharing and anxiety reduction. Valuing the teaching profession and improving working conditions are essential to attract and retain qualified professionals in the field of education. Future research should explore the relationship between teacher training, professional recognition, and well-being, along with pedagogical strategies for addressing anxiety in teaching practice.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023.
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