| Título: | Ambientes polares : uma percepção nos anos finais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Paez, Ananda Matsumoto |
| Orientador(es): | Câmara, Paulo Eduardo Aguiar Saraiva |
| Coorientador(es): | Noronha, Priscila Alves |
| Assunto: | Ciência Antártica Educação ambiental Antártida |
| Data de apresentação: | 15-Dez-2023 |
| Data de publicação: | 25-Nov-2025 |
| Referência: | PAEZ, Ananda Matsumoto. Ambientes polares: uma percepção nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
| Resumo: | Os Ambientes Polares são extremamente importantes para a dinâmica climática global, além
de possuírem relevância geopolítica por conta de suas reservas de água e minerais e
possuírem um grande potencial biotecnológico. Assim, é de muito importante que haja a
presença de assuntos relacionados a esses ambientes em todos os níveis educacionais.
Entretanto, no Brasil, há uma defasagem na educação polar, que não é abordada em livros
didáticos e não faz presença nos currículos do ensino básico. Isso posto, este trabalho buscou
entender a Percepção Ambiental de alunos dos anos finais do ensino fundamental do Centro
de Ensino Fundamental 410 Norte sobre a Antártica e o Ártico, formando assim um
diagnóstico que pode facilitar o planejamento de futuras intervenções. Para isso foi feito um
questionário com sete questões abertas e aplicado em seis turmas, três de oitavo e três de nono
ano. As respostas foram compiladas em uma planilha e, a partir disso, selecionou-se
categorias baseadas em palavras-chave encontradas nas respostas dos participantes. Após
separar as respostas nas devidas categorias, produziram-se gráficos para a análise, além de
haver uma seleção de respostas expostas, sem identificar os alunos. Após a análise, viu-se
que a maioria dos alunos tem um conhecimento precário sobre assuntos polares, onde
nenhuma planta recebeu destaque e apenas o frio foi muito citado sobre o ambiente físico. Os
animais receberam mais atenção, com um grande enfoque em grandes vertebrados. Muitos
alunos afirmam não terem aprendido sobre o assunto na escola, e mais de 70% afirmam terem
aprendido em ambientes não formais, com grande destaque para o YouTube e o TikTok.
Poucos alunos souberam citar características que diferenciassem o Ártico da Antártica e
muitos se abstiveram de responder sobre o que acham que os Polos podem influenciar em
suas vidas. Assim, concluiu-se que há uma lacuna no ensino-aprendizagem de temas polares,
que faz com que os alunos enxerguem esses ambientes apenas como lugares frios e
inabitáveis, sem relevância. Essa percepção equivocada sobre o Ártico e a Antártica faz com
que esses jovens não entendam e não busquem participar de maneira ativa na luta pela
preservação dos Polos e pela ciência polar. Dessa forma, vê-se uma necessidade da execução
de atividades em Percepção Ambiental, tanto para fins diagnósticos para o melhor
planejamento de intervenções com a Educação Ambiental, quanto para a mudança da imagem
que as pessoas têm desses lugares, buscando assim uma imagem mais semelhante com a real
de forma que possa despertar o afeto e interesse das pessoas pelos ambientes polares. |
| Abstract: | The North and South Poles are extremely important for the global climatic dynamics and it
has great geopolitical relevance for its water and minerals supplies, also having a great
biotechnological potential. Therefore, it’s really important the presence of subjects related to
these environments in all education levels. Nonetheless, in Brazil, there is a gap in polar
education, which is not addressed in school books and is not present in the basic education
curriculum. Therefore, this article seeks to understand the Environmental Perception of last
year's elementary school students from the Centro de Ensino Fundamental 410 Norte about
the Arctic and Antarctic, then doing a database for easier planning future interventions. For
that a seven open questions questionnaire was made and applied in six classes, three from
eighth year and three from ninth year. The answers were plotted in a spreadsheet and then
keyword based categories were made, in which the answers could fit in one or more
categories. After the answers were classified, graphics were made for analysis and some
answers were selected and exposed in the article, preserving the student identity. After
analysis, it was seen that the majority of the students have a small knowledge about polar
subjects, where no plant was cited and the only ambiental characteristic highlighted was the
cold. The animals got more attention, with great focus on big vertebrates. A lot of students
claim not to have learned anything about the Arctic or Antarctic environments in school and
more than 70% said they learned about it in informal environments, especially on YouTube
and TikTok. Few students cited characteristics that distinguish the Arctic and Antarctic
environments and many of them have not responded about how they think they could be
affected by these places. Therefore, it was concluded that there is a gap in polar education and
it makes the students see these environments as cold and inhabited places, with nothing to
offer and little relevance. This wrong perception about the Arctic and Antarctic environments
lead this youth to not understand or participate in the fight for preservation of the Poles or
investment on polar science. So there was a need for the execution of Environmental
Perception activities, for diagnostic endings to make it easier to plan Environmental
Education interventions and to change this wrong image of these places, seeking to show a
more realistic image, trying to create some sense of affection from people to polar
environments. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2023. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.