| Título: | O papel das mídias sociais na co-criação de valor em cafeterias especiais do Distrito Federal |
| Autor(es): | Rodrigues, Luiz Henrique Lima |
| Orientador(es): | Codá, Renato Calhau |
| Coorientador(es): | Farias, Josivania Silva |
| Assunto: | Co-criação de valor Cafés especiais Engajamento do consumidor Instagram Análise comparativa qualitativa |
| Data de apresentação: | 7-Jul-2024 |
| Data de publicação: | 25-Nov-2025 |
| Referência: | RODRIGUES, Luiz Henrique Lima. O papel das mídias sociais na co-criação de valor em cafeterias especiais do Distrito Federal. 2024. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | A co-criação de valor envolve um processo que integra múltiplos atores, com ênfase na
participação contínua do consumidor final. Isso permite que os agentes identifiquem os
benefícios de sua participação e compreendam como ela pode ser vantajosa em determinadas
circunstâncias. Este trabalho investiga a co-criação de valor em plataformas online,
especificamente no Instagram, com foco no mercado de cafés especiais. A metodologia
adotada inclui uma revisão da literatura relevante e a análise de casos práticos,
proporcionando uma base sólida para futuras investigações no campo da co-criação de valor.
A pesquisa destaca a importância das informações fornecidas aos consumidores e como
diferentes interpretações subjetivas dessas informações podem resultar ou não na co-criação
de valor. Além disso, o estudo analisa o impacto da falta de interação física com produtos no
ambiente online sobre a percepção de valor dos consumidores. Estratégias de engajamento do
cliente e a transparência na cadeia produtiva são apontadas como elementos cruciais para a
criação de valor. |
| Abstract: | The co-creation of value involves a process that integrates multiple actors, with an emphasis
on the continuous participation of the final consumer. This allows agents to identify the
benefits of their participation and understand how it can be advantageous in certain
circumstances. This work investigates the co-creation of value on online platforms,
specifically Instagram, focusing on the specialty coffee market. The methodology adopted
includes a review of the relevant literature and the analysis of practical cases, providing a
solid foundation for future investigations in the field of value co-creation. The research
highlights the importance of the information provided to consumers and how different
subjective interpretations of this information can result in or hinder the co-creation of value.
Furthermore, the study analyzes the impact of the lack of physical interaction with products in
the online environment on consumers' perception of value. Customer engagement strategies
and transparency in the production chain are pointed out as crucial elements for value
creation. |
| Resumén: | La co-creación de valor implica un proceso que integra múltiples actores, con énfasis en la
participación continua del consumidor final. Esto permite que los agentes identifiquen los
beneficios de su participación y comprendan cómo puede ser ventajosa en determinadas
circunstancias. Este trabajo investiga la co-creación de valor en plataformas en línea,
específicamente en Instagram, con un enfoque en el mercado de cafés especiales. La
metodología adoptada incluye una revisión de la literatura relevante y el análisis de casos
prácticos, proporcionando una base sólida para futuras investigaciones en el campo de la
co-creación de valor. La investigación destaca la importancia de la información proporcionada
a los consumidores y cómo diferentes interpretaciones subjetivas de esta información pueden
resultar en la co-creación de valor o no. Además, el estudio analiza el impacto de la falta de
interacción física con los productos en el entorno en línea sobre la percepción de valor de los
consumidores. Las estrategias de compromiso del cliente y la transparencia en la cadena de
producción se señalan como elementos cruciales para la creación de valor. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.