Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42473
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LuziaFernandaAraujoFernandes_tcc.pdf1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências digitais dos professores de educação física após pandemia de covid-19 nas escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Fernandes, Luzia Fernanda Araujo
Orientador(es): Amaro, Rosana
Assunto: Professores
Pandemia
Professores - competências digitais
Data de apresentação: 11-Fev-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: FERNANDES, Luzia Fernanda Araujo. Competências digitais dos professores de educação física após pandemia de covid-19 nas escolas públicas do Distrito Federal. 2025. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as competências digitais dos professores de Educação Física das escolas públicas do Distrito Federal após a pandemia de COVID-19. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e foi conduzida por meio de um estudo exploratório. Os dados foram coletados por meio de um questionário adaptado do DigCompEdu, além da consulta ao site DigCompTest, sendo aplicado de forma online. Os resultados foram analisados e comparados com a versão traduzida do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (2018), bem como com a revisão da literatura. O questionário obteve um total de 29 respostas, e os participantes foram professores da rede pública do Distrito Federal que estavam em exercício durante a realização da pesquisa. Esta investigação contribui para o entendimento das competências digitais dos professores de Educação Física no contexto pós-pandemia, fornecendo subsídios para o aprimoramento do ensino público e beneficiando diretamente os alunos.
Abstract: This study aims to investigate the digital competencies of Physical Education teachers in public schools in the Federal District after the COVID-19 pandemic. The research adopted a qualitative approach and was conducted through an exploratory study. Data were collected using a questionnaire adapted from DigCompEdu, in addition to consulting the DigCompTest website, and were applied online. The results were analyzed and compared with the translated version of the European Framework for the Digital Competence of Educators (2018), as well as with a literature review. The questionnaire received a total of 29 responses, and the participants were public school teachers from the Federal District who were actively teaching during the study. This investigation contributes to understanding the digital competencies of Physical Education teachers in the post-pandemic context, providing insights for improving public education and directly benefiting students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.