| Título: | Integração social dos estudantes no ambiente escolar a partir de práticas corporais nas aulas de Educação Física |
| Autor(es): | Damacena, Matheus Ribeiro |
| Orientador(es): | Soares, Jitone Leônidas |
| Assunto: | Educação física escolar Práticas corporais Integração social |
| Data de apresentação: | 4-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | DAMACENA, Matheus Ribeiro. Integração social dos estudantes no ambiente escolar a partir de práticas corporais nas aulas de Educação Física. 2025. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este estudo investiga o papel da Educação Física escolar na promoção da integração
social entre estudantes, propondo estratégias pedagógicas baseadas em práticas
corporais para um ambiente escolar mais inclusivo. A pesquisa, de abordagem
qualitativa, combinou revisão bibliográfica com observação participante em aulas de
Educação Física no Ensino Fundamental, realizadas na Escola Parque 307/308 Sul,
situada em Brasília, Distrito Federal. Fundamentou-se em teóricos como, por exemplo,
Vigotsky, Bracht e Daolio, além das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e
do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal,
destacando a Educação Física como ferramenta para desenvolvimento socioafetivo e
combate à exclusão. Os resultados identificaram barreiras em relação a integração,
como fatores socioeconômicos, comportamentais e a falta de adaptação das
atividades às diferenças individuais. Como estratégias eficazes, propôs-se um plano
de intervenção bimestral com brincadeiras e jogos cooperativos, dinâmicas de
resolução de problemas e reflexões coletivas, alinhados à abordagem Crítico Superadora. A avaliação multidimensional (atitudinal, cognitiva e procedimental)
evidenciou melhoria na cooperação, comunicação e respeito mútuo entre os alunos.
Conclui-se que a Educação Física, quando planejada com intencionalidade
pedagógica inclusiva, potencializa a integração social, valoriza a diversidade e
desenvolve habilidades socioemocionais. O estudo reforça a necessidade de
formação docente que priorize práticas adaptáveis e reflexivas, contribuindo para
ambientes escolares democráticos e acolhedores. |
| Abstract: | This study investigates the role of Physical Education in promoting social integration
among students, proposing pedagogical strategies based on physical practices for a
more inclusive school environment. The research, which uses a qualitative approach,
combined a bibliographic review with participant observation in Physical Education
classes in Elementary School, held at Escola Parque 307/308 Sul, located in Brasília,
Federal District. It was based on theorists such as Vigotsky, Bracht and Daolio, in
addition to the guidelines of the National Common Curricular Base and the Currículo
em Movimento of the State Secretariat of Education of the Federal District, highlighting
Physical Education as a tool for socio-affective development and combating exclusion.
The results identified barriers to integration, such as socioeconomic and behavioral
factors and the lack of adaptation of activities to individual differences. As effective
strategies, a bimonthly intervention plan was proposed with cooperative games and
play, problem-solving dynamics and collective reflections, aligned with the Critical Overcoming approach. The multidimensional assessment (attitudinal, cognitive and
procedural) showed improvements in cooperation, communication and mutual respect
among students. It is concluded that Physical Education, when planned with inclusive
pedagogical intentionality, enhances social integration, values diversity and develops
socio-emotional skills. The study reinforces the need for teacher training that prioritizes
adaptable and reflective practices, contributing to democratic and welcoming school
environments. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.