Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_BrunaSilvaCosta_tcc.pdf876,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Professor de educação física motivador: da escola para a faculdade de educação física
Autor(es): Costa, Bruna Silva
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Professores
Professores - prática profissional
Professores - atitudes
Professores de educação física
Professores e alunos
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: COSTA, Bruna Silva. Professor de educação física motivador: da escola para a faculdade de educação física. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho busca mostrar como o professor de Educação Física da escola pode ser motivador, podendo até influenciar seus alunos a tentar ingressar na faculdade de Educação Física. Para isso, foi escolhido um estudo de caso com objetivo de obter resposta para investigar melhor o tema escolhido, a metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário (anexo) que foi respondido por um aluno que se licenciou em Educação Física na Universidade de Brasília e hoje já atua como professor temporário na escola pública do Distrito Federal, as respostas obtidas ajudam a visualizar melhor o ponto de vista de um aluno que se tornou professor de Educação Física e passou pela motivação de ingressar na faculdade e mostra que ele agora tem o interesse de se tornar um professor motivador, também traz a visão dele sobre o interesse pela licenciatura em Educação física, mostrando que ele sempre se interessou pela área escolar, por conta da mãe que era professora e pôr não se sentir à vontade em ambientes fechados já que ele se considera uma pessoa muito ativa, outro ponto de resposta que ele traz e que ele teve dois professores motivadores, a mãe que era professora de Educação Física e sempre trazia a vivência dela para dentro de casa sobre as aulas e um professor do ensino fundamental quando ele estava no 8ano, com quem ele adorava ter aulas e observava nesse professor o amor pela profissão e o carisma que ele tinha, levando a sério as aulas e mantendo os laços com os alunos, ele também mostra a visão dele como professor de Educação física, em que ele traz a Educação física como uma parte importante e fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes. Segundo a literatura de referência sobre ensino de Educação Física, o professor na escola traz o conhecimento da cultura corporal e, ao mesmo tempo em que ensina, aprende com seus alunos, numa transmissão conjunta de conhecimento. Além disso, o professor motivador deve se importar com o conteúdo lecionado e também com o aluno em suas aulas. As respostas presentes no questionário mostram o que as referências trazem sobre professor motivador que, com seu afeto e carinho para com os alunos e o cuidado com as aulas, podem ter mais eficiência em suas aulas ao longo do ano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.