Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/42471
| Título: | Professor de educação física motivador: da escola para a faculdade de educação física |
| Autor(es): | Costa, Bruna Silva |
| Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
| Assunto: | Professores Professores - prática profissional Professores - atitudes Professores de educação física Professores e alunos |
| Data de apresentação: | 21-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | COSTA, Bruna Silva. Professor de educação física motivador: da escola para a faculdade de educação física. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho busca mostrar como o professor de Educação Física da escola pode ser motivador,
podendo até influenciar seus alunos a tentar ingressar na faculdade de Educação Física. Para
isso, foi escolhido um estudo de caso com objetivo de obter resposta para investigar melhor o
tema escolhido, a metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário (anexo) que foi
respondido por um aluno que se licenciou em Educação Física na Universidade de Brasília e
hoje já atua como professor temporário na escola pública do Distrito Federal, as respostas
obtidas ajudam a visualizar melhor o ponto de vista de um aluno que se tornou professor de
Educação Física e passou pela motivação de ingressar na faculdade e mostra que ele agora tem
o interesse de se tornar um professor motivador, também traz a visão dele sobre o interesse pela
licenciatura em Educação física, mostrando que ele sempre se interessou pela área escolar, por
conta da mãe que era professora e pôr não se sentir à vontade em ambientes fechados já que ele
se considera uma pessoa muito ativa, outro ponto de resposta que ele traz e que ele teve dois
professores motivadores, a mãe que era professora de Educação Física e sempre trazia a
vivência dela para dentro de casa sobre as aulas e um professor do ensino fundamental quando
ele estava no 8ano, com quem ele adorava ter aulas e observava nesse professor o amor pela
profissão e o carisma que ele tinha, levando a sério as aulas e mantendo os laços com os alunos,
ele também mostra a visão dele como professor de Educação física, em que ele traz a Educação
física como uma parte importante e fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes.
Segundo a literatura de referência sobre ensino de Educação Física, o professor na escola traz
o conhecimento da cultura corporal e, ao mesmo tempo em que ensina, aprende com seus
alunos, numa transmissão conjunta de conhecimento. Além disso, o professor motivador deve
se importar com o conteúdo lecionado e também com o aluno em suas aulas. As respostas
presentes no questionário mostram o que as referências trazem sobre professor motivador que,
com seu afeto e carinho para com os alunos e o cuidado com as aulas, podem ter mais eficiência
em suas aulas ao longo do ano. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.