| Título: | As relações do uso de redes sociais, telas e o sedentarismo em estudantes do ensino médio |
| Autor(es): | Moita, Caio Livio Bauer |
| Orientador(es): | Soares, Jitone Leônidas |
| Assunto: | Ensino médio Adolescentes Adolescentes - hábitos de vida Sedentarismo Adolescentes - saúde e higiene Redes sociais on-line Redes sociais on-line - comportamento de usuários |
| Data de apresentação: | 14-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | MOITA, Caio Livio Bauer. As relações do uso de redes sociais, telas e o sedentarismo
em estudantes do ensino médio. 2025. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso investiga a relação entre o uso excessivo
de redes sociais e o aumento do sedentarismo entre estudantes do ensino médio. O
estudo parte da observação de que a crescente presença das redes sociais no cotidiano
dos jovens pode estar contribuindo para uma redução significativa nos níveis de
atividade física, levando a uma série de consequências negativas para a saúde, como
obesidade, doenças cardiovasculares e problemas emocionais. A pesquisa adota uma
abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando metodologia bibliográfica e
documental para embasar a análise. Os objetivos específicos incluem a análise dos
hábitos de uso de redes sociais entre estudantes, a identificação dos níveis de
sedentarismo e a proposição de estratégias pedagógicas que incorporem tecnologias da
informação e comunicação (TICs) no ensino da educação física, com o intuito de
combater o sedentarismo. O estudo também propõe a utilização de abordagens
interdisciplinares, que integrem educação física com outros campos do conhecimento,
como saúde, psicologia, autoconhecimento e sociologia, a fim de desenvolver uma
consciência crítica e saudável nos estudantes. |
| Abstract: | This final paper investigates the relationship between excessive use
of social networks and increased sedentary lifestyles among high school students. The
study is based on the observation that the increasing presence of social networks in the
daily lives of young people may be contributing to a significant reduction in physical
activity levels, leading to a series of negative health consequences, such as obesity,
cardiovascular diseases and emotional problems. The research adopts a qualitative,
exploratory and descriptive approach, using bibliographic and documentary
methodology to support the analysis. The specific objectives include the analysis of
social network usage habits among students, the identification of sedentary lifestyle
levels and the proposal of pedagogical strategies that incorporate information and
communication technologies (ICTs) in the teaching of physical education, with the aim
of combating sedentary lifestyles. The study also proposes the use of interdisciplinary
approaches that integrate physical education with other fields of knowledge, such as
health, psychology, self-knowledge and sociology, in order to develop a critical and
healthy awareness in students. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.