Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4247
Título: | Efeitos da educação física no desenvolvimento psicomotor de alunos em idade pré escolar da Escola Municipal 13 de Maio |
Autor(es): | Klaczik, Sandra |
Orientador(es): | Barros, Josilene Almeida de |
Assunto: | Capacidade motora nas crianças Educação física para crianças |
Data de apresentação: | 7-Ago-2012 |
Data de publicação: | 7-Jan-2013 |
Referência: | KLACZIK, Sandra. Efeitos da educação física no desenvolvimento psicomotor de alunos em idade pré escolar da Escola Municipal 13 de Maio. 2012. iii, 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Extrema, 2012. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o efeito da educação física no desenvolvimento psicomotor de crianças de cinco anos da Pré Escola da Escola 13 de Maio, observando o seu desenvolvimento durante um período de trinta dias descrevendo a maneira pela qual a educação física é trabalhada com essas crianças nessa escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a metodologia de estudo de caso. Foram realizadas observações com a turma, e aplicado um questionário aberto com a professora que trabalha educação física com as duas turmas de pré- escola. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa, na qual foram levadas em consideração as informações dadas pela professora das crianças no questionário e as observações da pesquisadora. Os resultados obtidos demonstram que as crianças analisadas evoluíram com as aulas de Educação Física, quando bem estimuladas, de forma gradativa. As crianças encontram-se no nível psicomotor adequado para suas idades, então conclui-se que a Educação Física auxilia no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to analyze the effect of physical education in the psychomotor development of children from five years of Pre-School School May 13, watching their development over a period of thirty days describing the manner in which physical education is crafted with these children in this school. This is a qualitative research, which used the methodology of case study. Observations were made with the class, and a questionnaire opened with a physical education teacher who works with two groups of preschool. Data analysis was done in a qualitative manner in which they were taken into account the information given by the teacher of children in the questionnaire and the comments of the researcher. The results show that the children studied have evolved with the physical education classes, when properly stimulated, gradually. Children are at the psychomotor level appropriate for their ages, then it is concluded that physical education helps in the process of child development and learning. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, Pólo de Porto Velho-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons