Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4247
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SandraKlaczik.pdf699,35 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarros, Josilene Almeida de-
dc.contributor.authorKlaczik, Sandra-
dc.identifier.citationKLACZIK, Sandra. Efeitos da educação física no desenvolvimento psicomotor de alunos em idade pré escolar da Escola Municipal 13 de Maio. 2012. iii, 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Extrema, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, Pólo de Porto Velho-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar o efeito da educação física no desenvolvimento psicomotor de crianças de cinco anos da Pré Escola da Escola 13 de Maio, observando o seu desenvolvimento durante um período de trinta dias descrevendo a maneira pela qual a educação física é trabalhada com essas crianças nessa escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a metodologia de estudo de caso. Foram realizadas observações com a turma, e aplicado um questionário aberto com a professora que trabalha educação física com as duas turmas de pré- escola. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa, na qual foram levadas em consideração as informações dadas pela professora das crianças no questionário e as observações da pesquisadora. Os resultados obtidos demonstram que as crianças analisadas evoluíram com as aulas de Educação Física, quando bem estimuladas, de forma gradativa. As crianças encontram-se no nível psicomotor adequado para suas idades, então conclui-se que a Educação Física auxilia no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the effect of physical education in the psychomotor development of children from five years of Pre-School School May 13, watching their development over a period of thirty days describing the manner in which physical education is crafted with these children in this school. This is a qualitative research, which used the methodology of case study. Observations were made with the class, and a questionnaire opened with a physical education teacher who works with two groups of preschool. Data analysis was done in a qualitative manner in which they were taken into account the information given by the teacher of children in the questionnaire and the comments of the researcher. The results show that the children studied have evolved with the physical education classes, when properly stimulated, gradually. Children are at the psychomotor level appropriate for their ages, then it is concluded that physical education helps in the process of child development and learning.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCapacidade motora nas criançasen
dc.subject.keywordEducação física para criançasen
dc.titleEfeitos da educação física no desenvolvimento psicomotor de alunos em idade pré escolar da Escola Municipal 13 de Maioen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-01-07T09:48:16Z-
dc.date.available2013-01-07T09:48:16Z-
dc.date.issued2013-01-07T09:48:16Z-
dc.date.submitted2012-08-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4247-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons