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https://bdm.unb.br/handle/10483/42454
| Título: | Movimento e conexão: a influência da educação física escolar na socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista |
| Autor(es): | Oliveira, Ana Luiza Vilela de |
| Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
| Assunto: | Transtorno do espectro autista Educação física escolar Inclusão escolar Professores - formação |
| Data de apresentação: | 21-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | OLIVEIRA, Ana Luiza Vilela de. Movimento e conexão: a influência da educação física escolar na socialização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O trabalho intitulado "Movimento e Conexão: A Influência da Educação Física
Escolar na Socialização de Alunos com Transtorno do Espectro Autista" investiga o papel da
Educação Física no desenvolvimento das habilidades sociais de alunos com Transtorno do
Espectro Autista (TEA). O estudo parte da premissa de que a socialização é um dos maiores
desafios enfrentados por esses estudantes e que a prática da Educação Física pode ser uma
ferramenta essencial para promover interações significativas. Por meio de uma revisão
bibliográfica, o trabalho explora as dificuldades que crianças com TEA enfrentam na escola,
como barreiras na comunicação, dificuldades sensoriais e resistência a mudanças. Também são
analisadas estratégias pedagógicas inclusivas que podem favorecer a socialização, incluindo
atividades cooperativas, jogos estruturados e a adaptação dos ambientes escolares. O estudo
enfatiza a necessidade de formação continuada para os professores de Educação Física, uma
vez que a falta de preparo específico pode limitar a eficácia das práticas inclusivas. Além disso,
são discutidas as lacunas na literatura sobre o impacto a longo prazo dessas estratégias,
ressaltando a importância de novas pesquisas. Por fim, o trabalho reforça que a Educação Física
pode desempenhar um papel crucial na inclusão e no desenvolvimento integral de alunos com
TEA, desde que sejam implementadas práticas pedagógicas adequadas e que haja um
compromisso das instituições de ensino com a educação inclusiva. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
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