| Título: | O uso dos exergames na educação física escolar |
| Autor(es): | Figueiredo, Bernardo Oliveira |
| Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
| Assunto: | Educação física escolar Jogos eletrônicos Tecnologia na educação |
| Data de apresentação: | 19-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 18-Nov-2025 |
| Referência: | FIGUEIREDO, Bernardo Oliveira. O uso dos exergames na educação física escolar. 2025. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar uma pesquisa a respeito dos
impactos do uso dos exergames na Educação Física escolar, destacando suas
contribuições para o ensino da cultura corporal. O presente estudo tem caráter
bibliográfico, fundamentado na revisão de literatura sobre o tema pesquisado, com
foco nas aproximações entre os exergames e os princípios das orientações e
diretrizes que estruturam a educação brasileira. A pesquisa identificou que os
exergames, ou jogos eletrônicos ativos, tem potencial de ampliação do engajamento
de alunos, incentivar a prática de atividades físicas e possibilitar a adaptação das
aulas para diferentes perfis de estudantes, contribuindo para uma abordagem mais
inclusiva e diversificada da Educação Física. Além disso, os exergames enquanto
ferramenta pedagógica, apresentam possibilidades para estimular o pensamento
crítico e a autonomia dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. No entanto,
desafios como o acesso desigual à tecnologia, a necessidade de infraestrutura
adequada e a capacitação docente se apresentam como pontos que podem
dificultar uma eventual utilização de tal aparato tecnológico. A discussão aponta
que, embora os jogos eletrônicos ativos possam ser um recurso inovador, sua
aplicação deve ser planejada pedagogicamente para garantir que sejam utilizados
de maneira crítica, alinhada aos objetivos da Educação Física escolar e de acordo
com o currículo em movimento. Se conclui que, quando abordados e implementados
no ambiente escolar de forma adequada, os exergames podem potencializar o
ensino da Educação Física, se destacando como uma ferramenta a mais para tal
matéria escolar, promovendo um ensino acessível, significativo e emancipador, além
de aproximar a disciplina das demandas contemporâneas da sociedade digital.
Entendendo que este é um campo de estudo ainda em desenvolvimento,
ressaltamos aqui a necessidade de mais pesquisas acadêmicas que explorem e
aprofundem a compreensão sobre o impacto dos exergames no ambiente escolar
nas aulas de Educação Física, fornecendo subsídios científicos para sua melhor
utilização na realidade da educação das escolas no Brasil. |
| Abstract: | This academic work aims to present research on the impacts of exergames in school
Physical Education, highlighting their contributions to teaching body culture. This
study is bibliographic in nature, based on a literature review on the subject, with a
focus on the connections between exergames and the principles of the guidelines
that structure Brazilian education. The research identified that exergames, or active
video games, have the potential to enhance student engagement, encourage
physical activity, and adapt lessons to different student profiles, contributing to a
more inclusive and diverse approach to Physical Education. Furthermore, as a
pedagogical tool, exergames offer opportunities to stimulate critical thinking and
student autonomy in the learning process. However, challenges such as unequal
access to technology, the need for adequate infrastructure, and teacher training
emerge as barriers that may hinder the effective use of this technological resource.
The discussion highlights that, although active video games can be an innovative
resource, their application must be pedagogically planned to ensure their critical use,
aligned with the objectives of school Physical Education and the Currículo em
Movimento. It is concluded that, when properly implemented in the school
environment, exergames can enhance Physical Education teaching, standing out as
an additional tool for the subject, promoting accessible, meaningful, and
emancipatory learning, while also aligning the discipline with the contemporary
demands of digital society. Recognizing that this field of study is still developing, this
research reinforces the need for further academic studies to explore and deepen the
understanding of exergames' impact in school Physical Education, providing
scientific support for their effective implementation in the Brazilian educational
context. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.