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Título: "Vamos brincar de quê" – desenhos infantis que representam brincadeiras na educação física escolar
Autor(es): Solimões, Ariel Otavio Silva
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Educação física escolar
Brincadeiras
Crianças
Crianças - imaginário
Data de apresentação: 11-Jul-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: SOLIMÕES, Ariel Otavio Silva. "Vamos brincar de quê" – desenhos infantis que representam brincadeiras na educação física escolar. 2025. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as brincadeiras na educação física escolar, na perspectiva de crianças, por meio do desenho infantil. A brincadeira pode ser compreendida como um componente do conteúdo da cultura lúdica infantil, e pode contribuir na formação integral da criança, envolvendo aspectos sociais, afetivos, cognitivos e físicos. Pode-se entender a brincadeira como um pressuposto da aprendizagem social, dessa forma, a criança não nasce brincando, mas aprende a brincar. O desenho infantil, é visto como uma forma de comunicação da criança e de sua perspectiva a respeito do mundo à sua volta. O referencial teórico, à luz da sociologia da infância, busca compreender as crianças como protagonistas de suas próprias histórias e também observar a infância como um período significativo na construção do ser humano. Com relação às brincadeiras, abordamos as concepções de brincadeiras na perspectiva da cultura, da história e da educação física. Trata-se de um trabalho que se orientou na metodologia com enfoque na pesquisa documental com abordagem qualitativa, pautada no inventário da coleção de desenhos infantis dos trabalhos acadêmicos do Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, da Universidade de Brasília. Mais especificamente 14 desenhos intitulados de “como é a minha aula de educação física?”, desenhos que foram produzidos durante uma pesquisa de campo de doutorado, na escola-parque 210/211 sul de Brasília. A partir da análise dos desenhos dessa coleção, buscamos identificar quais brincadeiras são desenvolvidas, pelas crianças, na aula de educação física e de que forma essas brincadeiras se encaixam dentro das dimensões abordadas. Ao concluir esta etapa, entendemos que as crianças além de brincar nas aulas de educação física, também se apropriam dos espaços da escola que são destinados ao brincar, onde é possível entender as brincadeiras como um espaço de construção de práticas sociais e culturais infantis.
Abstract: The present research aimed to understand play in school physical education, from the perspective of children, through children's drawings. Play can be understood as a component of the content of children's play culture, and it can contribute to the child's integral development, involving social, affective, cognitive, and physical aspects. Play can be understood as a presupposition of social learning; thus, a child is not born playing, but learns to play. Children's drawing is seen as a form of communication for the child and of their perspective on the world around them. The theoretical framework, in light of the sociology of childhood, seeks to understand children as protagonists of their own stories and also to observe childhood as a significant period in the construction of the human being. Regarding play, we addressed the conceptions of play from the perspective of culture, history, and physical education. This work was guided by a methodology focused on documentary research with a qualitative approach, based on the inventory of the collection of children's drawings from the academic works of Imagem – Body and Education Research Group, at the University of Brasília. More specifically, 14 drawings titled "what is my physical education class like?", drawings that were produced during a doctorate field research, at school-park 210/211 South of Brasília. From the analysis of the drawings in this collection, we sought to identify which games are developed by children in physical education class and how these games fit within the dimensions addressed. Upon concluding this stage, we understood that children, besides playing in physical education classes, also appropriate school spaces designated for play, where it is possible to understand play as a space for the construction of children's social and cultural practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2025.
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