Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42431
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MarianaAssisHeider_tcc.pdf786,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância do selo GPTW no employer branding das empresas
Autor(es): Heider, Mariana Assis
Orientador(es): Fogaça, Natasha
Assunto: Marca empregadora
Gestão de pessoas
Selo Great Place to Work (GPTW)
Geração Z
Data de apresentação: 7-Jul-2025
Data de publicação: 18-Nov-2025
Referência: HEIDER, Mariana Assis. A relevância do selo GPTW no employer branding das empresas. 2025. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a relevância do selo Great Place to Work (GPTW) nas estratégias de employer branding, considerando tanto a percepção dos trabalhadores quanto às ações adotadas por empresas certificadas. Para isso, foi adotada uma abordagem metodológica de natureza mista, composta por um questionário aplicado a 193 participantes, com foco na percepção de profissionais que conhecem e que não conhecem o selo, e por entrevistas semiestruturadas com representantes de empresas certificadas. Os dados quantitativos revelaram que o selo GPTW influencia positivamente a reputação da marca empregadora, especialmente entre os profissionais da geração Z, que valorizam atributos como propósito, transparência, diversidade e alinhamento de valores. Já a análise qualitativa evidenciou que a certificação funciona como catalisadora de mudanças internas nas organizações, levando à revisão de práticas de gestão, ao fortalecimento da escuta ativa e à institucionalização de processos de valorização dos colaboradores. Observou-se, ainda, que o orgulho de pertencer à organização é uma dimensão central na atratividade da empresa. Por outro lado, também foram identificadas divergências entre a expectativa dos trabalhadores e a maturidade das ações organizacionais em temas como diversidade e inclusão. Conclui-se que o selo GPTW pode atuar como um importante diferencial competitivo, contribuindo não apenas para a atração e retenção de talentos, mas também para a consolidação de uma cultura organizacional mais alinhada às demandas contemporâneas dos profissionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.