Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JeffersonWillameAraujoPereira_tcc.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios para a inclusão das pessoas LGB em organização de empreendimentos científicos e tecnológicos
Autor(es): Pereira, Jefferson Willame Araújo
Orientador(es): Borges, Carla Peixoto
Assunto: Diversidade sexual
Inclusão
Políticas institucionais
Pessoas LGB
Data de apresentação: 10-Jul-2025
Data de publicação: 14-Nov-2025
Referência: PEREIRA, Jefferson Willame Araújo. Desafios para a inclusão das pessoas LGB em organização de empreendimentos científicos e tecnológicos. 2025. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Com as transformações sociais, avanços legislativos e o crescente reconhecimento da pluralidade de identidades, as organizações têm sido desafiadas a redefinir e reestruturar suas práticas para acolher a diversidade presente em sua força de trabalho. Desde a década de 2010, observa-se uma mudança significativa na abordagem da diversidade sexual e de gênero no ambiente organizacional, impulsionada por movimentos sociais, marcos normativos e pressões por responsabilidade social corporativa. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e as demandas para a inclusão de pessoas LGB em uma organização de empreendimentos científicos e tecnológicos, com base nas percepções de colaboradores e gestores. Os objetivos específicos compreenderam: identificar formas de discriminação enfrentadas por pessoas LGB; investigar a percepção institucional sobre políticas inclusivas; analisar o papel da liderança na promoção da diversidade; e avaliar as oportunidades de ascensão profissional para pessoas LGB. De natureza descritiva, a pesquisa buscou aprofundar a compreensão sobre um fenômeno ainda pouco investigado em organização de empreendimentos científicos e tecnológicos, especialmente no contexto do Distrito Federal. A partir da aplicação de questionários e da análise de conteúdo de respostas abertas, os resultados revelaram percepções fragmentadas quanto à necessidade das ações inclusivas e à valorização institucional de pessoas LGB. Embora haja indicativos de avanços, como a percepção positiva sobre igualdade de oportunidades em alguns aspectos, constatou-se baixa representatividade LGB em cargos de liderança e pouca participação da gestão em ações voltadas à diversidade. Conclui-se que, apesar de alguns esforços existentes, a inclusão plena de pessoas LGB ainda enfrenta barreiras culturais, institucionais e estruturais, sendo fundamental o fortalecimento da atuação da liderança e a adoção de estratégias organizacionais mais integradas e permanentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.