Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_GuilhermeCallyVilelaDaSilva_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mobilidade sustentável no Brasil : a demanda por veículos elétricos no setor de locação
Autor(es): Silva, Guilherme Cally Vilela da
Orientador(es): Vieira, Bárbara de Oliveira
Assunto: Veículos elétricos
Locação de automóveis
Economia circular
Sustentabilidade
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 17-Jul-2025
Data de publicação: 13-Nov-2025
Referência: SILVA, Guilherme Cally Vilela da. Mobilidade sustentável no Brasil: a demanda por veículos elétricos no setor de locação. 2025. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Com a crescente adoção de veículos elétricos (VEs) globalmente e a pressão por soluções de mobilidade sustentável no Brasil, torna-se relevante investigar o potencial de mercado para esses veículos no setor de aluguel, considerando os benefícios ambientais e econômicos que promovem a sustentabilidade e a economia circular. Esta pesquisa buscou analisar a demanda potencial por VEs no mercado de aluguel de automóveis, identificando os fatores que influenciam o interesse dos consumidores e os benefícios para a sustentabilidade e a economia circular. Utilizando uma abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, aplicou-se um questionário estruturado a 128 respondentes, complementado por materiais secundários de relatórios setoriais e plataformas de locadoras. Os resultados revelaram elevado interesse, com 81,1% dos participantes dispostos a alugar um VE, contrastando com a baixa adoção (3%), devido à limitada oferta em locadoras como Localiza e Unidas, restrita a grandes centros, e barreiras como insuficiência de infraestrutura de recarga (68,9%) e custos elevados (56,8%). A percepção de 61,4% dos respondentes associou o aluguel à sustentabilidade, reforçando o potencial do compartilhamento para a economia circular, embora 31,1% desconheçam o conceito. Conclui-se, com base nas percepções dos respondentes, que há uma possível demanda reprimida por VEs no setor de locação, mas sua expansão depende de investimentos em infraestrutura, incentivos fiscais, como o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), e estratégias de conscientização. O estudo contribui para o debate acadêmico e prático, sugerindo ações para locadoras e políticas públicas que promovam a mobilidade sustentável no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.