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Título: Prevalência de crianças com risco para problemas de linguagem oral, escrita e aritmética e fatores cognitivos associados na reabertura das escolas no contexto da covid-19
Autor(es): Alves, Beatriz Cristina de Souza
Ferreira, Cecília Araújo
Orientador(es): Reis, Vanessa Oliveira Martins
Coorientador(es): Porto, Maria Rebeca de Carvalho
Assunto: Crianças - linguagem
Transtornos de desenvolvimento da linguagem
Desempenho escolar
Data de apresentação: 9-Dez-2023
Data de publicação: 12-Nov-2025
Referência: ALVES, Beatriz Cristina de Souza; FERREIRA, Cecília Araújo. Prevalência de crianças com risco para problemas de linguagem oral, escrita e aritmética e fatores cognitivos associados na reabertura das escolas no contexto da covid-19. 2023. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Ceilândia, 2023.
Resumo: Objetivo: Verificar a prevalência de crianças, do início do Ensino Fundamental, com risco para problemas de linguagem (oral e escrita) e de habilidades aritméticas no momento de retorno às aulas presenciais na pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se verificar a associação entre o desempenho em aritmética e linguagem oral e escrita, com as variáveis cognitivas, emocionais e comportamentais. Métodos: Participaram desta pesquisa 95 crianças e seus responsáveis. O Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-Inf) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades versão Português (SDQ-Por) foram utilizados para coleta de dados. Resultado: Os dados indicam que há uma alta prevalência em crianças com risco para linguagem (oral e escrita) e de habilidades aritméticas no retorno presencial das aulas. Também foram encontradas associações entre as variáveis cognitivas, como: atenção, memória, linguagem, habilidades visuocontrutivas, habilidades aritméticas, funções executivas e orientação e o desempenho em linguagem oral, escrita e aritmética. Em relação às variáveis emocionais e comportamentais, houve correlação com os seguintes domínios: comportamento pró-social, hiperatividade e problemas de conduta. Conclusão: Mediante os resultados encontrados, evidencia-se a importância do acompanhamento com profissionais em conjunto à escola e intervenção com os alunos de risco para déficit visando o desenvolvimento adequado da aprendizagem.
Abstract: Purpose: To assess the prevalence of elementary school children at risk for language (oral and written) and arithmetic skill problems at the time of the reopening of schools during the COVID-19 pandemic. Additionally, we aimed to investigate the association between performance in arithmetic and oral/written language, considering cognitive, emotional, and behavioral variables. Methods: 95 children and their guardians participated in this research. The Brief Child Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN-Inf) and the Strengths and Difficulties Questionnaire in Portuguese version (SDQ-Por) were used for data collection. Results: The data indicates a high prevalence of children at risk for language (oral and written) and arithmetic skill problems at the time of the reopening of schools. Associations were also found between cognitive variables such as attention, memory, language, visuoconstructive skills, arithmetic abilities, executive functions, and orientation, and the performance in oral language, writing, and arithmetic. Regarding emotional and behavioral variables, correlations were observed with the following domains: prosocial behavior, hyperactivity, and conduct problems. Conclusion: Based on the findings, it highlights the importance of collaborative monitoring with professionals alongside the school and intervention with at-risk students to ensure proper learning development.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.
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