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dc.contributor.advisorReis, Vanessa Oliveira Martins-
dc.contributor.authorAlves, Beatriz Cristina de Souza-
dc.contributor.authorFerreira, Cecília Araújo-
dc.identifier.citationALVES, Beatriz Cristina de Souza; FERREIRA, Cecília Araújo. Prevalência de crianças com risco para problemas de linguagem oral, escrita e aritmética e fatores cognitivos associados na reabertura das escolas no contexto da covid-19. 2023. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Verificar a prevalência de crianças, do início do Ensino Fundamental, com risco para problemas de linguagem (oral e escrita) e de habilidades aritméticas no momento de retorno às aulas presenciais na pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se verificar a associação entre o desempenho em aritmética e linguagem oral e escrita, com as variáveis cognitivas, emocionais e comportamentais. Métodos: Participaram desta pesquisa 95 crianças e seus responsáveis. O Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (NEUPSILIN-Inf) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades versão Português (SDQ-Por) foram utilizados para coleta de dados. Resultado: Os dados indicam que há uma alta prevalência em crianças com risco para linguagem (oral e escrita) e de habilidades aritméticas no retorno presencial das aulas. Também foram encontradas associações entre as variáveis cognitivas, como: atenção, memória, linguagem, habilidades visuocontrutivas, habilidades aritméticas, funções executivas e orientação e o desempenho em linguagem oral, escrita e aritmética. Em relação às variáveis emocionais e comportamentais, houve correlação com os seguintes domínios: comportamento pró-social, hiperatividade e problemas de conduta. Conclusão: Mediante os resultados encontrados, evidencia-se a importância do acompanhamento com profissionais em conjunto à escola e intervenção com os alunos de risco para déficit visando o desenvolvimento adequado da aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - linguagempt_BR
dc.subject.keywordTranstornos de desenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.titlePrevalência de crianças com risco para problemas de linguagem oral, escrita e aritmética e fatores cognitivos associados na reabertura das escolas no contexto da covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-12T20:43:50Z-
dc.date.available2025-11-12T20:43:50Z-
dc.date.submitted2023-12-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42317-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPorto, Maria Rebeca de Carvalho-
dc.description.abstract1Purpose: To assess the prevalence of elementary school children at risk for language (oral and written) and arithmetic skill problems at the time of the reopening of schools during the COVID-19 pandemic. Additionally, we aimed to investigate the association between performance in arithmetic and oral/written language, considering cognitive, emotional, and behavioral variables. Methods: 95 children and their guardians participated in this research. The Brief Child Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN-Inf) and the Strengths and Difficulties Questionnaire in Portuguese version (SDQ-Por) were used for data collection. Results: The data indicates a high prevalence of children at risk for language (oral and written) and arithmetic skill problems at the time of the reopening of schools. Associations were also found between cognitive variables such as attention, memory, language, visuoconstructive skills, arithmetic abilities, executive functions, and orientation, and the performance in oral language, writing, and arithmetic. Regarding emotional and behavioral variables, correlations were observed with the following domains: prosocial behavior, hyperactivity, and conduct problems. Conclusion: Based on the findings, it highlights the importance of collaborative monitoring with professionals alongside the school and intervention with at-risk students to ensure proper learning development.pt_BR
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