Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_NilzaRosadosSantos.pdf646,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento motor e alfabetização : análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação física
Autor(es): Santos, Nilza Rosa dos
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Alfabetização
Capacidade motora nas crianças
Atividades lúdicas
Educação física para crianças
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 4-Jan-2013
Referência: SANTOS, Nilza Rosa dos. Desenvolvimento motor e alfabetização: análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação física. 2012. xi, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes, 2012.
Resumo: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Deste modo, esta pesquisa busca compreender quais as principais diferenças entre os níveis de desenvolvimento motor de escolares submetidos à intervenção de professores generalista e professores de Educação Física no período da alfabetização. Tendo o objetivo de analisar o impacto que a intervenção de ambas os educadores nas realizações das atividades lúdicas, e salientar o quanto a figura do educador físico é importante nas turmas de series iniciais. Tratou-se de uma pesquisa prática, utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, pois este tem como objetivo identificar a importância do lúdico na educação e na alfabetização, dando enfoque ao valor psicopedagógico atribuído por educadores em suas práticas educativas. Na pesquisa de literatura tem muitos autores como (OLIVEIRA, 2001; FONSECA, 1993,2004, 2008; LURIA, A.R., 1991) que abordam a importância da psicomotricidade e seu auxilio no desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. Lembrando que estimulação psicomotora incorporada a currículos e projetos educacionais, nos quais a criança possa se utilizar dessa ferramenta que é o seu corpo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, Pólo Ariquemes -RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons