Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Garcia Cordero, Osvaldo Homero | - |
dc.contributor.author | Santos, Nilza Rosa dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Nilza Rosa dos. Desenvolvimento motor e alfabetização: análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação física. 2012. xi, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes, 2012. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, Pólo Ariquemes -RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Deste modo, esta pesquisa busca compreender quais as principais diferenças entre os níveis de desenvolvimento motor de escolares submetidos à intervenção de professores generalista e professores de Educação Física no período da alfabetização. Tendo o objetivo de analisar o impacto que a intervenção de ambas os educadores nas realizações das atividades lúdicas, e salientar o quanto a figura do educador físico é importante nas turmas de series iniciais. Tratou-se de uma pesquisa prática, utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, pois este tem como objetivo identificar a importância do lúdico na educação e na alfabetização, dando enfoque ao valor psicopedagógico atribuído por educadores em suas práticas educativas. Na pesquisa de literatura tem muitos autores como (OLIVEIRA, 2001; FONSECA, 1993,2004, 2008; LURIA, A.R., 1991) que abordam a importância da psicomotricidade e seu auxilio no desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. Lembrando que estimulação psicomotora incorporada a currículos e projetos educacionais, nos quais a criança possa se utilizar dessa ferramenta que é o seu corpo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.subject.keyword | Capacidade motora nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | en |
dc.subject.keyword | Educação física para crianças | en |
dc.title | Desenvolvimento motor e alfabetização : análise da intervenção pedagógica dos professores generalista e de educação física | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-01-04T10:04:38Z | - |
dc.date.available | 2013-01-04T10:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-04T10:04:38Z | - |
dc.date.submitted | 2012-08-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/4228 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|