| Título: | Pessoas negras no livro didático : uma análise iconológica da Coleção Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021 |
| Autor(es): | Feitosa, Andressa de Oliveira |
| Orientador(es): | Cigales, Marcelo Pinheiro |
| Assunto: | Negros - representações Livros didáticos Sociologia - estudo e ensino |
| Data de apresentação: | 24-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 12-Nov-2025 |
| Referência: | FEITOSA, Andressa de Oliveira. Pessoas negras no livro didático: uma análise iconológica da Coleção Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021. 2025. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente trabalho analisa as representações de pessoas negras nas imagens da coleção
Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovada no PNLD de 2021, tendo
como base a Lei n°10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
(DCNERER) e sua aplicação no PNLD, realizando um estudo dessas representações a partir
da metodologia de interpretação iconológica de Erwin Panofsky. A metodologia de análise
iconológica permite apreender não só o significado imediato da imagem, mas também a
ideologia intrínseca de sua representação, o significado relacionado ao contexto histórico e
cultural de sua produção. Foram mapeadas todas as imagens com a presença de pessoas
negras nos seis livros que compõem a coleção, com o objetivo de compreender se as há uma
representação positiva ou negativa da população negra nessas imagens. Os resultados
apontam que a) as imagens mapeadas apresentam uma representação positiva das pessoas
negras, valorizando sua diversidade e pluridimensionalidade, demonstrando sua presença nos
campos da história, da política, da cultura e da intelectualidade, estando de acordo com o
exigido no edital do PNLD . b) O estudo iconológico revela uma dimensão de significado que
reforça a valorização da cultura e identidade africana e afro-brasileira como tema comum
entre as imagens. c) as imagens da coleção ainda apresentam ausências no trato específico da
cultura africana e da história das resistências afro-brasileiras no período colonial. |
| Abstract: | This paper analyzes the representations of Black individuals in the images from the textbook
collection “Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” , approved by the 2021
PNLD (National Textbook Program), based on Law No. 10.639/2003, the National
Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of
African and Afro-Brazilian History and Culture (DCNERER), and their application within the
PNLD. The study examines these representations using Erwin Panofsky’s iconological
interpretation methodology. The iconological analysis method allows for the understanding
not only of the immediate meaning of the image but also the intrinsic ideology of its
representation, the meaning in relation to the historical and cultural context of its production.
All images depicting Black individuals across the six books in the collection were mapped,
aiming to understand whether there is a positive or negative representation of the Black
population in these images. The results indicate that: a) The mapped images present a positive
representation of Black individuals, valuing their diversity and multidimensionality, and
highlighting their presence in the fields of history, politics, culture, and intellectuality, in
accordance with the PNLD’s guidelines.b) The iconological study reveals a dimension of
meaning that reinforces the appreciation of African and Afro-Brazilian culture and identity as
a common theme across the images.c) The images in the collection still show gaps regarding
the specific treatment of African culture and the history of Afro-Brazilian resistance during
the colonial period. |
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Ciências Sociais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.