Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AndressaDeOliveiraFeitosa_tcc.pdf7,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pessoas negras no livro didático : uma análise iconológica da Coleção Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021
Autor(es): Feitosa, Andressa de Oliveira
Orientador(es): Cigales, Marcelo Pinheiro
Assunto: Negros - representações
Livros didáticos
Sociologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 24-Jul-2025
Data de publicação: 12-Nov-2025
Referência: FEITOSA, Andressa de Oliveira. Pessoas negras no livro didático: uma análise iconológica da Coleção Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021. 2025. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho analisa as representações de pessoas negras nas imagens da coleção Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aprovada no PNLD de 2021, tendo como base a Lei n°10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER) e sua aplicação no PNLD, realizando um estudo dessas representações a partir da metodologia de interpretação iconológica de Erwin Panofsky. A metodologia de análise iconológica permite apreender não só o significado imediato da imagem, mas também a ideologia intrínseca de sua representação, o significado relacionado ao contexto histórico e cultural de sua produção. Foram mapeadas todas as imagens com a presença de pessoas negras nos seis livros que compõem a coleção, com o objetivo de compreender se as há uma representação positiva ou negativa da população negra nessas imagens. Os resultados apontam que a) as imagens mapeadas apresentam uma representação positiva das pessoas negras, valorizando sua diversidade e pluridimensionalidade, demonstrando sua presença nos campos da história, da política, da cultura e da intelectualidade, estando de acordo com o exigido no edital do PNLD . b) O estudo iconológico revela uma dimensão de significado que reforça a valorização da cultura e identidade africana e afro-brasileira como tema comum entre as imagens. c) as imagens da coleção ainda apresentam ausências no trato específico da cultura africana e da história das resistências afro-brasileiras no período colonial.
Abstract: This paper analyzes the representations of Black individuals in the images from the textbook collection “Multiversos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas” , approved by the 2021 PNLD (National Textbook Program), based on Law No. 10.639/2003, the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture (DCNERER), and their application within the PNLD. The study examines these representations using Erwin Panofsky’s iconological interpretation methodology. The iconological analysis method allows for the understanding not only of the immediate meaning of the image but also the intrinsic ideology of its representation, the meaning in relation to the historical and cultural context of its production. All images depicting Black individuals across the six books in the collection were mapped, aiming to understand whether there is a positive or negative representation of the Black population in these images. The results indicate that: a) The mapped images present a positive representation of Black individuals, valuing their diversity and multidimensionality, and highlighting their presence in the fields of history, politics, culture, and intellectuality, in accordance with the PNLD’s guidelines.b) The iconological study reveals a dimension of meaning that reinforces the appreciation of African and Afro-Brazilian culture and identity as a common theme across the images.c) The images in the collection still show gaps regarding the specific treatment of African culture and the history of Afro-Brazilian resistance during the colonial period.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.