| Título: | Da legislação à sala de aula : desafios e perspectivas da Política Distrital para a População Imigrante no Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão |
| Autor(es): | Pedrosa, Ana Claudia Vietes |
| Orientador(es): | Coelho, Christiane Machado |
| Assunto: | Ensino público Distrito Federal (DF) - educação Estudantes - migração Migração |
| Data de apresentação: | 14-Ago-2025 |
| Data de publicação: | 12-Nov-2025 |
| Referência: | PEDROSA, Ana Claudia Vietes. Da legislação à sala de aula: desafios e perspectivas da Política Distrital para a População Imigrante no Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão. 2025. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este estudo investiga como a Política Distrital para a População Imigrante e Política de
Acolhimento a Migrantes Internacionais Falantes de Outras Línguas na Rede Pública de
Ensino do Distrito Federal contribuem para o acolhimento, acesso e permanência de
estudantes migrantes na rede pública de ensino do Distrito Federal. Tendo isso em vista,
realizou-se um estudo de caso no Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão, com a
intenção identificar lacunas entre o que é preconizado na legislação distrital e o que acontece
efetivamente na realidade escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e combina
análise documental de normativas educacionais e legislativas, entrevistas semi-estruturadas
com professores e observação-participante. Os resultados confirmam as hipóteses iniciais de
que, embora existam diretrizes legais que assegurem o direito à educação, sua implementação
ainda enfrenta dificuldades significativas, como barreiras linguísticas, culturais e
pedagógicas, falta de formação específica e continuada para professores, e a ausência de um
suporte institucional. O estudo visa, por fim, contribuir para o aprimoramento das políticas
públicas locais, fornecendo subsídios para a formulação de estratégias mais eficazes de
inclusão de estudantes migrantes, refugiadas e apátridas. |
| Abstract: | This study investigates how the Política Distrital para a População Imigrante and the Política
de Acolhimento a Migrantes Internacionais Falantes de Outras Línguas na Rede Pública de
Ensino do Distrito Federal contribute to the reception, access, and retention of migrant
students in the local public school system. To this end, a case study was conducted at the
Centro de Ensino Fundamental 01 do Varjão, aiming to identify gaps between what is
established in district legislation and what effectively occurs in school practice. The research
adopts a qualitative approach and combines document analysis of educational and legislative
regulations, semi-structured interviews with school teachers, and participant observation. The
results confirm the initial hypotheses that, although legal guidelines exist to guarantee the
right to education, their implementation still faces significant challenges, such as linguistic,
cultural, and pedagogical barriers; lack of specific and ongoing teacher training; and the
absence of institutional support. Finally, the study aims to contribute to the improvement of
local public policies by providing input for the development of more effective strategies for
the inclusion of migrant, refugee, and stateless students. |
| Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Ciências Sociais
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