Resumo: | Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Deste modo, esta pesquisa busca compreender quais as principais diferenças entre os níveis de desenvolvimento motor de escolares submetidos à intervenção de professores generalista e professores de Educação Física no período da alfabetização. Tendo o objetivo de analisar o impacto que a intervenção de ambas os educadores nas realizações das atividades lúdicas, e salientar o quanto a figura do educador físico é importante nas turmas de series iniciais. Tratou-se de uma pesquisa prática, utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, pois este tem como objetivo identificar a importância do lúdico na educação e na alfabetização, dando enfoque ao valor psicopedagógico atribuído por educadores em suas práticas educativas. Na pesquisa de literatura tem muitos autores como (OLIVEIRA, 2001; FONSECA, 1993,2004, 2008; LURIA, A.R., 1991) que abordam a importância da psicomotricidade e seu auxilio no desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. Lembrando que estimulação psicomotora incorporada a currículos e projetos educacionais, nos quais a criança possa se utilizar dessa ferramenta que é o seu corpo. |