| Título: | Análise do perfil dos consumidores de suplementos alimentares no Distrito Federal : fatores que influenciam a tomada de decisão |
| Autor(es): | Siqueira, Gabriel Almeida Homem de |
| Orientador(es): | Triana Riveros, Jorge Luis |
| Assunto: | Comportamento do consumidor Suplemento alimentar Consumidores |
| Data de apresentação: | 14-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 11-Nov-2025 |
| Referência: | SIQUEIRA, Gabriel Almeida Homem de. Análise do perfil dos consumidores de suplementos alimentares no Distrito Federal: fatores que influenciam a tomada de decisão. 2025. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O mercado de suplementos alimentares tem se tornado cada vez mais relevante dado
ao maior entendimento de seus benefícios por parte do público em geral e expansão
do mercado relacionado a saúde e bem estar como um todo. Nesse sentido, o
presente estudo teve como objetivo compreender o perfil dos consumidores de
suplementos alimentares residentes no Distrito Federal, analisando seu padrão de
consumo, os principais critérios que impactam sua tomada de decisão na escolha das
marcas e variáveis que impactam no seu grau de satisfação com os produtos
utilizados. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário online, elaborado na
ferramenta Formulários Google, composto por duas perguntas de filtro para selecionar
apenas pessoas que moram no Distrito Federal que consomem suplementos
alimentares, 17 questões fechadas com o intuito de traçar seu perfil sociodemográfico
e padrão de consumo e duas questões abertas para verificar o grau de satisfação com
a marca e produtos consumidos. A pesquisa contou com 113 respostas válidas e os
dados foram analisados por meio de estatística descritiva. As respostas abrangeram
diferentes faixas etárias e níveis de renda. Os dados revelam que os consumidores
de suplementos alimentares são, em sua maioria, indivíduos fisicamente ativos e
praticantes de musculação. As principais motivações apontadas para consumir
suplementos alimentares foram o aumento de performance esportiva e melhora da
qualidade de vida. Entre os principais produtos consumidos destacam-se as proteínas
em pó e a creatina para o público como um todo. Ao analisar os 10 suplementos mais
consumidos pelos homens e os 10 suplementos mais consumidos pelas mulheres, foi
possível visualizar uma mudança em especial no uso de pré treino e cafeína isolada
sendo preferidos pelos homens e probióticos e colágeno sendo preferidos pelas
mulheres. Os critérios mais relevantes na escolha da marca foram o preço,
recomendação de autoridades e a tabela nutricional. As compras geralmente são
feitas via canais digitais e a maioria dos consumidores se declarou satisfeita com a
marca consumida atualmente sendo o principal motivo citado pelas respostas
positivas uma boa relação de custo-benefício. Dessa forma a pesquisa cumpre seu
objetivo de compreender o comportamento dos consumidores de suplementos
alimentares do Distrito Federal, e encontra dados que sugerem que as opções
disponíveis no mercado atendem às necessidades e expectativas dos consumidores no presente momento. Portanto, o trabalho cumpre um papel importante na área do
conhecimento de marketing, com uma contribuição para o campo teórico e
mercadológico com os resultados apurados. |
| Abstract: | the dietary supplement market has become increasingly relevant due to the growing
public awareness of its benefits and the overall expansion of the health and wellness
sector. In this context, the present study aimed to understand the profile of dietary
supplement consumers residing in the Federal District, by analyzing their consumption
patterns, the main criteria that influence their decision-making when choosing brands
and the variables that impact their level of satisfaction with the products consumed.
The research was conducted through an online questionnaire, developed using Google
Forms. The instrument included two screening questions to ensure that only individuals
residing in the Federal District who consume dietary supplements were selected, 17
closed-ended questions designed to outline their sociodemographic profile and
consumption habits and two open-ended questions to verify their satisfaction level with
the brands and products consumed. A total of 113 valid responses were collected and
the data were analyzed using descriptive statistics. The responses covered different
age groups and income ranges. The results suggest that most of the dietary
supplements consumers are physically active individuals who practice weight training.
The main motivations reported for consuming supplements were the desire to improve
athletic performance and enhance life quality. The most commonly consumed products
were protein powder and creatine. When comparing the ten most consumed
supplements by men and by women, a notable difference emerged as it was possible
to see that pre-workouts and isolated caffeine were more frequently used by men, while
probiotics and collagen were preferred by women. The most relevant criteria for brand
selection were price, recommendations from authorities and Nutrition Information
Panel. Purchases are predominantly made through digital channels and most
respondents reported being satisfied with the brands they currently consume, with the
main reason pointed for that satisfaction being a good cost-benefit ratio. In summary,
the study achieves its objective of understanding the behavior of dietary supplement
consumers in the Federal District and presents data suggesting that the current market
offerings are meeting the consumer’s needs and expectations. Therefore, this research
contributes to the field of marketing by offering both theoretical and practical insights
based on the results obtained. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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