| Título: | Ensino dos princípios éticos nos cursos de computação : percepções dos estudantes da UnB |
| Autor(es): | Kipman, Felippe Carvalho |
| Orientador(es): | Canedo, Edna Dias |
| Assunto: | Ética Inteligência artificial Ética em inteligência artificial |
| Data de apresentação: | 7-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 11-Nov-2025 |
| Referência: | KIPMAN, Felippe Carvalho. Ensino dos princípios éticos nos cursos de computação: percepções dos estudantes da UnB. 2025. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Contexto: À medida que os sistemas de inteligência artificial (IA) tornam-se cada vez maisintegradosàsociedade,garantirqueosprofissionaisdacomputaçãoestejampreparados com competências éticas é uma preocupação crescente. Embora muitas diretrizes internacionais enfatizem princípios éticos no desenvolvimento de IA, sua integração nos currículos de computação continua sendo inconsistente, especialmente no Brasil. Objetivo: Este estudo investiga as percepções de estudantes de computação sobre princípios éticos em IA, sua autoavaliação quanto à preparação para aplicá-los e a presença de disciplinascomfocoeméticanoscurrículosdegraduação. Método: Realizamosumapesquisa com 56 estudantes de graduação em computação da Universidade de Brasília (UnB). O questionário incluía itens na escala Likert sobre o grau de familiaridade dos estudantes com 21 princípios éticos da IA, sua percepção sobre a importância desses princípios e se tais tópicos foram abordados ao longo do curso. Estatísticas descritivas foram utilizadas para analisar os resultados, os quais são discutidos à luz da literatura. Resultados: A maioria dos estudantes percebe os princípios éticos como importantes e relatam alto grau de concordância quanto à sua relevância para a prática profissional. No entanto, existe uma lacuna significativa entre a importância percebida e a exposição curricular: embora a maioria dos estudantes concorde com a necessidade de aprender princípios éticos durante a graduação, um número substancial relata não ter tido uma disciplina dedicada ao tema. Alguns princípios, como Privacidade, Justiça e Transparência, foram classificados como altamente importantes e bem compreendidos, enquanto outros, como Prosperidade e Solidariedade, apresentaram menor familiaridade. Conclusões: Os achados destacam a necessidade urgente de integrar disciplinas específicas de ética nos currículos de computação. A alfabetização ética é importante não apenas para a competência técnica, mas também para a tomada de decisões responsável no desenvolvimento de sistemas de IA. Trabalhosfuturosincluemexpandiroestudoparaoutrasinstituiçõeseexplorarestratégias pedagógicas para o ensino de ética em IA nos cursos de computação. |
| Abstract: | Context: As artificial intelligence (AI) systems become increasingly integrated into society, ensuring that computing professionals are equipped with ethical competencies is a growing concern. While many international guidelines emphasize ethical principles in AI development, their integration into computing curricula remains inconsistent, especially in the Brazilian context. Goal: This study investigates computing students’ perceptions of ethical principles in AI, their self-assessed preparedness to apply them, and the presence of ethics-focused disciplines in undergraduate curricula. Method: We conducted a survey with 56 undergraduate computing students at the University of Brasília (UnB). The questionnaire included Likert-scale items on students’ familiarity with 21 AI ethical principles,theirperceivedimportance,andwhetherthesetopicswerecoveredduringtheir studies. Descriptive statistics were used to analyze the results, and we discuss them in light of related literature. Results: Students overwhelmingly perceive ethical principles as important and report high agreement with their relevance to professional practice. However, a significant gap exists between perceived importance and curricular exposure: although most students agree on the need to learn ethical principles during their studies, a substantial number report not having had a dedicated course on the topic. Some principles, such as Privacy, Justice, and Transparency, were rated both highly important and well-understood, while others like Prosperity and Solidarity showed lower familiarity. Conclusions: The findings highlight the urgent need to integrate dedicated ethics courses into computing curricula. Ethical literacy is important not only for technical competency but also for responsible decision-making in AI development. Future work includes extending the study to other institutions and exploring pedagogical strategies for teaching AI ethics in computing programs. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
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