Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MarinaDiasOliveiraBrotas_tcc.pdf554,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sobre crueldade, castigo e boa consciência moral: revisitando a genealogia da moral
Autor(es): Brotas, Marina Dias Oliveira
Orientador(es): Garcia, André Luis Muniz
Assunto: Consciência moral
Crueldade
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Data de apresentação: 26-Fev-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: BROTAS, Marina Dias Oliveira. Sobre crueldade, castigo e boa consciência moral: revisitando a genealogia da moral. 2025. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta monografia investiga a relação entre a boa consciência moral (gutes Gewissen) e os fenômenos da crueldade e do castigo na segunda dissertação da Genealogia da moral (doravante, GM II) de F. Nietzsche. Partindo da constatação de que tradicionalmente a literatura secundária enfatiza a má consciência moral (schlechtes Gewissen) como a principal chave de interpretação desses fenômenos, buscamos explorar a possibilidade de uma leitura alternativa, investigando o papel dos elementos produtores de dor/sofrimento na gênese e na constituição da consciência moral que se apresenta como alternativa à sua forma reativa. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos principais. No primeiro capítulo, realizamos uma reinterpretação de parte da literatura secundária, selecionando, para este fim, os textos Nietzsche como psicólogo, de Oswaldo Giacoia, e Da polissemia dos conceitos “ressentimento” e “má consciência”, de Antonio Edimilson Paschoal. Identificamos, na leitura de ambos os comentadores, uma tendência a privilegiar a relação entre os fenômenos da crueldade e do castigo em GM II com a emergência da má consciência moral. No segundo capítulo, conduzimos uma análise direta de GM II, identificando passagens em que Nietzsche desenvolve, em contextos diversos, o conceito de boa consciência moral. Essa análise revelou que os impulsos e atos de violência (castigo e crueldade) possuem um papel constitutivo nessa forma da consciência moral, tidos até mesmo como elementos cruciais para a sua compreensão. Partindo desta constatação, buscamos investigar qual é o significado das noções de crueldade e castigo em relação a uma boa consciência moral, e de que modo seu sentido e alcance se distingue daqueles da má consciência moral. Optamos por uma perspectiva estética na interpretação desse significado e alcance da boa consciência moral, identificando no ver-e-fazer artístico o traço distintivo de sua tipologia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.