Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42243
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_TamiresGomesCorreia_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Maternidade e universidade: o que me passa? O que me toca? O que me transforma? Um estudo sobre a experiência de mães estudantes da Universidade de Brasília
Autor(es): Correia, Tamires Gomes
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Maternidade
Universidade de Brasília (UnB)
Mães
Mães estudantes
Data de apresentação: 20-Jan-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: CORREIA, Tamires Gomes. Maternidade e universidade: o que me passa? O que me toca? O que me transforma? Um estudo sobre a experiência de mães estudantes da Universidade de Brasília. 2025. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2025.
Resumo: Este estudo analisou as narrativas de Mães Estudantes da Universidade de Brasília, a partir do conceito de experiência de Bondía (2002). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica de análise de dados. Os dados foram construídos por meio da oficina intitulada "Chá com Biscoito #SouMãe #SouFUP", realizada na Semana Universitária de 2024. A fundamentação teórica incluiu autores como Bondía (2002), que define experiência como as vivências que fazem sentido para a pessoa, e Badinter (1985), que discute as construções sociais da maternidade. A análise resultou em quatro categorias: Participantes, Mães, Estudantes e Mães Estudantes Universitárias. Cada narrativa destacou desafios relacionados à sobrecarga emocional, dificuldades de inclusão institucional e ausência de redes de apoio adequadas. O trabalho enfatiza a necessidade de políticas públicas que promovam equidade e suporte às mães no ambiente acadêmico, como creches, flexibilização de horários e redes institucionais de acolhimento. A maternidade, no contexto universitário, revelou-se um fenômeno complexo, no qual as mães desenvolvem estratégias de resiliência e negociação para equilibrar demandas acadêmicas e maternas, reafirmando a importância de ambientes inclusivos e transformações estruturais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.