| Título: | As Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de ciências: um levantamento bibliográfico nas atas do ENPEC |
| Autor(es): | Ribeiro, Dilma Campos Fernandis |
| Orientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
| Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Ciências - estudo e ensino Aprendizagem |
| Data de apresentação: | 20-Jul-2023 |
| Data de publicação: | 10-Nov-2025 |
| Referência: | RIBEIRO, Dilma Campos Fernandis. As Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de ciências: um levantamento bibliográfico nas atas do ENPEC. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023. |
| Resumo: | A tecnologia provoca alterações em vários setores sociais e econômicos, de modo a inserir
na sociedade diferentes maneiras de aprendizagem. Para mais, no âmbito escolar, em
decorrência da pandemia ocasionada pelo vírus da COVID 19, a modalidade presencial de
ensino precisou ser adaptada para o que se denominou como Ensino Remoto Emergencial,
evidenciando a difilculdade da população para ter acesso às tecnologias. Portanto, o
objetivo deste trabalho foi o de realizar um levantamento bibliográfico nas Atas do Encontro
Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) para conhecer como as
Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) têm sido utilizadas para mediarem o
ensino e a aprendizagem no contexto escolar no ensino de Ciências. A metodologia foi
qualitativa com delineamento de estudo bibliográfico. Os dados foram analisados com base
na Análise Textual Discursiva e foi possivel identificar os trabalhos em três categorias: i)
formação de professores para o uso das tecnologias; ii) práticas pedagógicas que envolvem
o uso de tecnologias; iii) concepção de professores sobre o uso de tecnologias. Desta
maneira, passada a pandemia, são necessárias pesquisas para entenderem como esse
momento impactou nas práticas pedagógicas quanto a utilização das TIC, compreendendo,
se depois dessas dificuldades, como tem sido a inserção das tecnologias nas aulas. Por
fim, esse estudo teve a finalidade de contribuir para investigações futuras no âmbito da
educação e da tecnologia e, não se esgota nas indagações propostas neste trabalho. Como
resultado, a tecnologia foi identificada como fator a ser aprofundado devido a problemáticas,
tais como recursos humanos e materias (internet, capacitação e equipamento eletrônico).
No entanto, evidenciou-se que a tecnologia desplugada é uma possível solução para tal
contratempo. Ademais, foi identificado que as tecnologias demandam que o ensino seja
reformulado de forma mais dinâmica e em prol da autonomia discente. Quanto aos
docentes, eles percebem potencial nas TIC, mas discorrem que elas devem ser usadas de
forma adequada e adaptada ao perfil do estudante. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. |
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| Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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