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Título: As Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de ciências: um levantamento bibliográfico nas atas do ENPEC
Autor(es): Ribeiro, Dilma Campos Fernandis
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Ciências - estudo e ensino
Aprendizagem
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: RIBEIRO, Dilma Campos Fernandis. As Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de ciências: um levantamento bibliográfico nas atas do ENPEC. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: A tecnologia provoca alterações em vários setores sociais e econômicos, de modo a inserir na sociedade diferentes maneiras de aprendizagem. Para mais, no âmbito escolar, em decorrência da pandemia ocasionada pelo vírus da COVID 19, a modalidade presencial de ensino precisou ser adaptada para o que se denominou como Ensino Remoto Emergencial, evidenciando a difilculdade da população para ter acesso às tecnologias. Portanto, o objetivo deste trabalho foi o de realizar um levantamento bibliográfico nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) para conhecer como as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) têm sido utilizadas para mediarem o ensino e a aprendizagem no contexto escolar no ensino de Ciências. A metodologia foi qualitativa com delineamento de estudo bibliográfico. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva e foi possivel identificar os trabalhos em três categorias: i) formação de professores para o uso das tecnologias; ii) práticas pedagógicas que envolvem o uso de tecnologias; iii) concepção de professores sobre o uso de tecnologias. Desta maneira, passada a pandemia, são necessárias pesquisas para entenderem como esse momento impactou nas práticas pedagógicas quanto a utilização das TIC, compreendendo, se depois dessas dificuldades, como tem sido a inserção das tecnologias nas aulas. Por fim, esse estudo teve a finalidade de contribuir para investigações futuras no âmbito da educação e da tecnologia e, não se esgota nas indagações propostas neste trabalho. Como resultado, a tecnologia foi identificada como fator a ser aprofundado devido a problemáticas, tais como recursos humanos e materias (internet, capacitação e equipamento eletrônico). No entanto, evidenciou-se que a tecnologia desplugada é uma possível solução para tal contratempo. Ademais, foi identificado que as tecnologias demandam que o ensino seja reformulado de forma mais dinâmica e em prol da autonomia discente. Quanto aos docentes, eles percebem potencial nas TIC, mas discorrem que elas devem ser usadas de forma adequada e adaptada ao perfil do estudante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
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