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Título: Jogos como um recurso didático no ensino de Ciências
Autor(es): Ribeiro, Beatriz Campos
Orientador(es): Brito, Paulo Eduardo de
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Jogos em educação
Aprendizagem
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: RIBEIRO, Beatriz Campos. Jogos como um recurso didático no ensino de Ciências. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2023.
Resumo: No transcurso dos tempos, a Ciência perpassou por inúmeras transformações que propiciaram a criação das tecnologias como um dos seus principais produtos, tal como o uso do giz. Oriundas desde antes da época das pedras de quando se criou o fogo ou até mesmo os símbolos nas cavernas, ela evoluiu para as tecnologias eletrônicas que usamos na atualidade. Com isto, a emersão da tecnologia possibilitou, por sua vez, que o processo de comunicação e de interação entre os seres humanos ocorresse de maneira mais prática e mais rápida, independentemente da distância, por intermédio da utilização de máquinas com acesso à internet. Fato que resultou no desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Consequentemente, todos os âmbitos da sociedade sofreram mudanças (como o educacional, por exemplo), de modo a integrar estas novas tecnologias aos seus respectivos setores. Diante desta demanda, o presente trabalho propôs, como principal objetivo, produzir jogos e elaborar um tutorial de desenvolvimento de games realizados, para o ensino de Ciências, na plataforma “Scratch”. Nesse sentido, foi elaborado um tutorial para a produção de jogos digitais na plataforma Scratch, com o fim de demonstrar a importância do jogo para promover o aprendizado. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar professores e estudantes a criarem jogos no ensino de Ciências, a fim de utilizá-los no ambiente escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023.
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