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Título: Furando a bolha? Estratégias de comunicação de deputados federais nas mídias sociais
Autor(es): Lima, Clara Batista
Orientador(es): Oliveira, Carlos Antonio de
Assunto: Mídias sociais
Ideologia
Comunicação
Deputados federais
Data de apresentação: Jul-2025
Data de publicação: 10-Nov-2025
Referência: LIMA, Clara Batista. Furando a bolha? Estratégias de comunicação de deputados federais nas mídias sociais. 2025. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente artigo investiga as estratégias de comunicação adotadas por deputados federais brasileiros que conseguiram, em determinados momentos, alcançar audiências nas mídias sociais fora de suas convergências ideológicas. A partir da literatura sobre bolhas de filtro, algoritmos, capital social e viralização, o estudo analisa os casos dos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP). Por meio de análises qualitativas de postagens no Instagram, o trabalho avalia fatores que possibilitam “furar bolhas” de preferências. Os resultados sugerem que conteúdos emocionalmente carregados, com forte apelo temático e alto potencial de compartilhamento, parecem ter mais chances de romper as barreiras algorítmicas e cognitivas típicas das mídias sociais. Conclui-se que, embora furar bolhas ideológicas seja fenômeno raro e condicionado por múltiplos fatores, há estratégias discursivas e contextuais específicas potencialmente capazes de aumentar essa possibilidade. Portanto, os apontamentos listados neste trabalho são contribuições para pesquisas futuras, sobretudo por indicar variáveis relevantes para estudos quantitativos com implicações pertinentes para o debate democrático contemporâneo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2025.
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