| Título: | Validação experimental de modelo numérico computacional do sobrealimentador do motor EA211 170 TSI |
| Autor(es): | Galletti, Thiago Henrique Pedreira |
| Orientador(es): | Lisboa, Fábio Cordeiro de |
| Coorientador(es): | Cunha, Fábio Alfaia da |
| Assunto: | Turbocompressores Motores |
| Data de apresentação: | 19-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | GALLETTI, Thiago Henrique Pedreira. Validação experimental de modelo numérico computacional do sobrealimentador do motor EA211 170 TSI. 2025. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso buscar validar o método analítico de
dimensionamento de turbocompressores aplicando este em um modelo numérico
computacional e colocando os resultados obtidos na implementação e validando-os através de
dados reais obtidos em dinamômetro de chassi do motor EA211 170 TSI. O objetivo deste
estudo foi validar experimentalmente através de um modelo numérico computacional da
implementação do método analítico de dimensionamento de turbocompressores. Para tanto, foi
realizada a revisão bibliográfica e construído uma base teórica focada na termodinâmica,
arquitetura de motores e turbocompressores. A metodologia adotada foi a preparação dos dados
experimentais e apresentação das equações do método analítico que seriam reproduzidas no
modelo numérico computacional. Os resultados demonstram que o método analítico é estável
para o dimensionamento de turbocompressores, uma vez ao ser confrontado com dados reais
obtidos experimentalmente, demonstrou um comportamento com ordens de grandeza de erro
inferiores a 12 %. Por fim, os resultados obtidos são discutidos e são feitas as conclusões
pertinentes. |
| Abstract: | The present Graduation Thesis aims to validate the analytical method for turbocharger sizing
by applying it to a computational numerical model and comparing the obtained results with real
data from a chassis dynamometer test of the EA211 170 TSI engine. The objective of this study
was to experimentally validate, through a computational numerical model, the implementation
of the analytical method for turbocharger sizing. To this end, a literature review was conducted,
and a theoretical foundation was established, focusing on thermodynamics, engine architecture,
and turbochargers. The adopted methodology involved preparing the experimental data and
presenting the equations of the theoritical method to be reproduced in the computational
numerical model. The results demonstrate that the analytical method is stable for turbocharger
sizing, as it exhibited conformable results in terms of errors, not passing on 12 %, when
compared with real experimental data. Finally, the obtained results are discussed, and relevant
conclusions are drawn. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência e Tecnologia em Engenharia, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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