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Título: Validação experimental de modelo numérico computacional do sobrealimentador do motor EA211 170 TSI
Autor(es): Galletti, Thiago Henrique Pedreira
Orientador(es): Lisboa, Fábio Cordeiro de
Coorientador(es): Cunha, Fábio Alfaia da
Assunto: Turbocompressores
Motores
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 6-Nov-2025
Referência: GALLETTI, Thiago Henrique Pedreira. Validação experimental de modelo numérico computacional do sobrealimentador do motor EA211 170 TSI. 2025. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso buscar validar o método analítico de dimensionamento de turbocompressores aplicando este em um modelo numérico computacional e colocando os resultados obtidos na implementação e validando-os através de dados reais obtidos em dinamômetro de chassi do motor EA211 170 TSI. O objetivo deste estudo foi validar experimentalmente através de um modelo numérico computacional da implementação do método analítico de dimensionamento de turbocompressores. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica e construído uma base teórica focada na termodinâmica, arquitetura de motores e turbocompressores. A metodologia adotada foi a preparação dos dados experimentais e apresentação das equações do método analítico que seriam reproduzidas no modelo numérico computacional. Os resultados demonstram que o método analítico é estável para o dimensionamento de turbocompressores, uma vez ao ser confrontado com dados reais obtidos experimentalmente, demonstrou um comportamento com ordens de grandeza de erro inferiores a 12 %. Por fim, os resultados obtidos são discutidos e são feitas as conclusões pertinentes.
Abstract: The present Graduation Thesis aims to validate the analytical method for turbocharger sizing by applying it to a computational numerical model and comparing the obtained results with real data from a chassis dynamometer test of the EA211 170 TSI engine. The objective of this study was to experimentally validate, through a computational numerical model, the implementation of the analytical method for turbocharger sizing. To this end, a literature review was conducted, and a theoretical foundation was established, focusing on thermodynamics, engine architecture, and turbochargers. The adopted methodology involved preparing the experimental data and presenting the equations of the theoritical method to be reproduced in the computational numerical model. The results demonstrate that the analytical method is stable for turbocharger sizing, as it exhibited conformable results in terms of errors, not passing on 12 %, when compared with real experimental data. Finally, the obtained results are discussed, and relevant conclusions are drawn.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência e Tecnologia em Engenharia, 2025.
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