Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_ThiagoHenriquePedreiraGalletti_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLisboa, Fábio Cordeiro de-
dc.contributor.authorGalletti, Thiago Henrique Pedreira-
dc.identifier.citationGALLETTI, Thiago Henrique Pedreira. Validação experimental de modelo numérico computacional do sobrealimentador do motor EA211 170 TSI. 2025. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência e Tecnologia em Engenharia, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso buscar validar o método analítico de dimensionamento de turbocompressores aplicando este em um modelo numérico computacional e colocando os resultados obtidos na implementação e validando-os através de dados reais obtidos em dinamômetro de chassi do motor EA211 170 TSI. O objetivo deste estudo foi validar experimentalmente através de um modelo numérico computacional da implementação do método analítico de dimensionamento de turbocompressores. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica e construído uma base teórica focada na termodinâmica, arquitetura de motores e turbocompressores. A metodologia adotada foi a preparação dos dados experimentais e apresentação das equações do método analítico que seriam reproduzidas no modelo numérico computacional. Os resultados demonstram que o método analítico é estável para o dimensionamento de turbocompressores, uma vez ao ser confrontado com dados reais obtidos experimentalmente, demonstrou um comportamento com ordens de grandeza de erro inferiores a 12 %. Por fim, os resultados obtidos são discutidos e são feitas as conclusões pertinentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurbocompressorespt_BR
dc.subject.keywordMotorespt_BR
dc.titleValidação experimental de modelo numérico computacional do sobrealimentador do motor EA211 170 TSIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-06T21:09:24Z-
dc.date.available2025-11-06T21:09:24Z-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42205-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCunha, Fábio Alfaia da-
dc.description.abstract1The present Graduation Thesis aims to validate the analytical method for turbocharger sizing by applying it to a computational numerical model and comparing the obtained results with real data from a chassis dynamometer test of the EA211 170 TSI engine. The objective of this study was to experimentally validate, through a computational numerical model, the implementation of the analytical method for turbocharger sizing. To this end, a literature review was conducted, and a theoretical foundation was established, focusing on thermodynamics, engine architecture, and turbochargers. The adopted methodology involved preparing the experimental data and presenting the equations of the theoritical method to be reproduced in the computational numerical model. The results demonstrate that the analytical method is stable for turbocharger sizing, as it exhibited conformable results in terms of errors, not passing on 12 %, when compared with real experimental data. Finally, the obtained results are discussed, and relevant conclusions are drawn.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.