| Título: | Otimização de sistemas de admissão para motores de competição para um Fórmula SAE |
| Autor(es): | Kowalski, Teodoro Augusto Ramos Dias |
| Orientador(es): | Lisboa, Fábio Cordeiro de |
| Assunto: | Fórmula SAE Fluidodinâmica Fluidodinâmica computacional Motores |
| Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | KOWALSKI, Teodoro Augusto Ramos Dias. Otimização de sistemas de admissão para motores de competição para um Fórmula SAE. 2023. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
| Resumo: | Neste trabalho é apresentado o estudo do sistema de admissão e o desenvolvimento do
coletor de admissão de um protótipo de Fórmula SAE, a partir de uma análise do cabeçote em bancada de fluxo, verificação por simulações em software de motores e por um
estudo de fluxo do ar em fluidodinâmica computacional. O sistema é dimensionado considerando os fenômenos acústicos que ocorrem no processo de admissão e estes influenciam
a performance do motor. Estes fenômenos atuam em uma determinada faixa de rotação
estabelecida como ideal e podem ser aproveitados para aumentar a eficiência volumétrica,
que implica no melhor desempenho do motor. A rotação calculada determina o período de
abertura e fechamento das válvulas de admissão e escapamento do motor. É a partir dela
que, neste trabalho, calcularemos o comprimento ideal dos coletores e determinaremos o
volume e geometria. É avaliado também o restritor, componente exigido pela SAE para
redução de potência do motor com intuito de nivelar os diferentes motores da competição, e uma análise de diferentes geometrias será realizado para determinar a que melhor
se adequa ao projeto. Os resultados foram obtidos, considerando o motor de estudo, um
Honda CB600F da equipe Apuama Racing de Fórmula SAE. |
| Abstract: | This paper presents the study of the intake system and the development of the intake
manifold of a Formula SAE prototype, from an analysis of the cylinder head on a flow
bench, tests on a bench dynamometer, verification by simulations in engine software
and by a study of air flow in computational fluid dynamics. The system is dimensioned
considering the acoustic phenomena that occur in the intake process and that influence
the engine performance. These phenomena act in a certain speed range established as
ideal and can be used to increase the volumetric efficiency, which implies better engine
performance. The calculated speed determines the opening and closing period of the
engine’s intake and exhaust valves. It is from this that, in this work, we will calculate
the ideal length of the manifolds and determine the volume and geometry. The restrictor,
a component required by SAE to reduce engine power in order to level out the different
competition engines, is also evaluated, and an analysis of different geometries will be
carried out to determine the one that best suits the project. The results were obtained,
considering the study engine, a Honda CB600F from the Apuama Racing Formula SAE
team. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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| Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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