Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_TeodoroAugustoRamosDiasKowalski_tcc.pdf6,54 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLisboa, Fábio Cordeiro de-
dc.contributor.authorKowalski, Teodoro Augusto Ramos Dias-
dc.identifier.citationKOWALSKI, Teodoro Augusto Ramos Dias. Otimização de sistemas de admissão para motores de competição para um Fórmula SAE. 2023. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentado o estudo do sistema de admissão e o desenvolvimento do coletor de admissão de um protótipo de Fórmula SAE, a partir de uma análise do cabeçote em bancada de fluxo, verificação por simulações em software de motores e por um estudo de fluxo do ar em fluidodinâmica computacional. O sistema é dimensionado considerando os fenômenos acústicos que ocorrem no processo de admissão e estes influenciam a performance do motor. Estes fenômenos atuam em uma determinada faixa de rotação estabelecida como ideal e podem ser aproveitados para aumentar a eficiência volumétrica, que implica no melhor desempenho do motor. A rotação calculada determina o período de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escapamento do motor. É a partir dela que, neste trabalho, calcularemos o comprimento ideal dos coletores e determinaremos o volume e geometria. É avaliado também o restritor, componente exigido pela SAE para redução de potência do motor com intuito de nivelar os diferentes motores da competição, e uma análise de diferentes geometrias será realizado para determinar a que melhor se adequa ao projeto. Os resultados foram obtidos, considerando o motor de estudo, um Honda CB600F da equipe Apuama Racing de Fórmula SAE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFórmula SAEpt_BR
dc.subject.keywordFluidodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subject.keywordMotorespt_BR
dc.titleOtimização de sistemas de admissão para motores de competição para um Fórmula SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-06T21:00:00Z-
dc.date.available2025-11-06T21:00:00Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42199-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper presents the study of the intake system and the development of the intake manifold of a Formula SAE prototype, from an analysis of the cylinder head on a flow bench, tests on a bench dynamometer, verification by simulations in engine software and by a study of air flow in computational fluid dynamics. The system is dimensioned considering the acoustic phenomena that occur in the intake process and that influence the engine performance. These phenomena act in a certain speed range established as ideal and can be used to increase the volumetric efficiency, which implies better engine performance. The calculated speed determines the opening and closing period of the engine’s intake and exhaust valves. It is from this that, in this work, we will calculate the ideal length of the manifolds and determine the volume and geometry. The restrictor, a component required by SAE to reduce engine power in order to level out the different competition engines, is also evaluated, and an analysis of different geometries will be carried out to determine the one that best suits the project. The results were obtained, considering the study engine, a Honda CB600F from the Apuama Racing Formula SAE team.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.