Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_RafaelRibeiroNeivaDeSousa_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFarinelli, Fernanda-
dc.contributor.authorSousa, Rafael Ribeiro Neiva de-
dc.identifier.citationSOUSA, Rafael Ribeiro Neiva de. Análise de técnicas biblioterapêuticas e suas aplicações: uma revisão sistemática de literatura. 2025. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar as práticas de biblioterapia descritas na literatura da Ciência da Informação. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, com caráter bibliográfico, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura para analisar as práticas biblioterapêuticas aplicadas à saúde mental e ao bem-estar dos indivíduos. A pesquisa foi conduzida por meio de uma busca sistemática no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, com foco em estudos publicados entre 2019 e 2024. A seleção dos documentos seguiu critérios específicos de inclusão e exclusão, priorizando estudos que abordam práticas biblioterapêuticas e seus resultados qualitativos na promoção do bemestar emocional. A extração e análise dos dados foram realizadas por meio de fichamentos, com o objetivo de sintetizar as evidências sobre quais práticas foram utilizadas na melhoria mental dos indivíduos. A análise dos estudos revelou práticas de contação de histórias, leitura mediada, oficina literária, atividades lúdicas e escrita expressiva, utilizando práticas em grupos e individualizadas para a expressão dos sentimentos e a promoção de autoconhecimento, que se mostraram eficazes na melhoria do bem-estar dos participantes. Todos esses efeitos técnicos e práticos estão presentes na literatura, sendo fundamentais para o sucesso de sua aplicação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBiblioterapiapt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.titleAnálise de técnicas biblioterapêuticas e suas aplicações : uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-06T15:04:01Z-
dc.date.available2025-11-06T15:04:01Z-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42194-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to identify and analyze the bibliotherapeutic practices described in the Information Science literature. The research adopts a qualitative and exploratory approach, with a bibliographic character, utilizing a Systematic Literature Review to analyze the bibliotherapeutic practices applied to mental health and individual well-being. The research was conducted through a systematic search in the Brazilian Portal of Publications and Open Access Scientific Data, focusing on studies published between 2019 and 2024. The selection of documents followed specific inclusion and exclusion criteria, prioritizing studies that address bibliotherapeutic practices and their qualitative results in promoting emotional well-being. Data extraction and analysis were performed through summaries, with the goal of synthesizing evidence on which practices were used to improve individuals' mental health. The analysis of the studies revealed practices such as storytelling, mediated reading, literary workshops, playful activities, and expressive writing, using both group and individualized approaches to express feelings and promote self-awareness. These practices proved effective in improving participants' well-being. All these technical and practical effects are present in the literature, being fundamental for the success of their application.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.