| Título: | Tarifa zero: caminhos para a democratização do direito ao transporte |
| Autor(es): | Bonavides, Natália Bastos |
| Orientador(es): | Reis, Paulo Ricardo da Costa |
| Assunto: | Mobilidade urbana Transporte público |
| Data de apresentação: | 30-Ago-2024 |
| Data de publicação: | 6-Nov-2025 |
| Referência: | BONAVIDES, Natália Bastos. Tarifa zero: caminhos para a democratização do direito ao transporte. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | O presente trabalho discute a mobilidade urbana no Brasil, com enfoque na política de "tarifa zero" para o transporte público coletivo. Para tanto, emprega metodologia de revisão bibliográfica sobre o tema, objetivando: (1) compreender a dimensão jurídica, constitucional, legal e do direito internacional do direito ao transporte como instrumento indispensável para concretizar o direito à cidade; (2) reconstituir historicamente a mudança da opinião pública sobre a política de gratuidade tarifária, utilizando também jornais e revistas; e (3) averiguar os registros de impactos positivos e os desafios da implementação da tarifa zero. Combinando métodos dedutivo, em (1), ao proceder a uma análise jurídica baseada principalmente na Constituição Federal, no Estatuto da Cidade, no Plano Nacional de Mobilidade Urbana e na Resolução 70/1 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); e indutivo, em (2) e (3), ao avaliar jornais, revistas e literatura sobre a modificação do debate público, bem como estudos e notícias sobre prefeituras que implementaram a política, conclui-se que, apesar dos obstáculos, especialmente quanto ao modelo de financiamento da gratuidade do transporte, a tarifa zero encontra amparo jurídico em outras normas do ordenamento jurídico e, com base nas experiências já existentes, ainda que limitadas em dados e avaliações criteriosas, pode contribuir para cidades mais inclusivas e sustentáveis. Entre os benefícios estão o aumento da demanda pelo transporte em função da redução de gastos das classes populares, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, a viabilização de possibilidades de lazer e, consequentemente, a promoção do direito à cidade. |
| Abstract: | This work discusses urban mobility in Brazil, focusing on the "zero fare" policy for public collective transportation. To this end, it employs a bibliographic review methodology, aiming to: (1) understand the legal, constitutional, and international dimensions of the right to transportation as essential for realizing the right to the city; (2) historically reconstruct changes in public opinion regarding the free fare policy, using newspapers and magazines as sources; and (3) examine the positive impacts and challenges of implementing zero fare. By combining deductive methods in (1), through a legal analysis based primarily on the Federal Constitution, the Cities Statute, the National Urban Mobility Plan, and UN Resolution 70/1 (Sustainable Development Goals); and inductive methods in (2) and (3), by evaluating newspapers, magazines, and literature on the evolution of public debate, as well as studies and reports on municipalities that have implemented the policy, it is concluded that, despite obstacles—particularly concerning the financing model for free transportation—the zero fare policy finds legal support within the broader legal framework. Based on existing experiences, although limited in terms of data and rigorous evaluation, the policy can contribute to more inclusive and sustainable cities by increasing transportation demand through reduced spending by lower-income populations, decreasing greenhouse gas emissions, enabling leisure opportunities, and ultimately supporting the realization of the right to the city. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
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| Aparece na Coleção: | Gestão Pública Municipal
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