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Título: A dimensão ética do design: reflexões para uma prática socialmente responsável
Autor(es): Furtado, Paula Seabra
Orientador(es): Garrossini, Daniela Fávaro
Assunto: Design
Ética
Designers
Designers - formação
Responsabilidade social
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: FURTADO, Paula Seabra. A dimensão ética do design: reflexões para uma prática socialmente responsável. 2025. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho investiga a relação entre ética e design, demonstrando como a prática profissional é influenciada por valores sociais, culturais e políticos e, por sua vez, os influencia. Foi adotada uma abordagem interdisciplinar, analisando perspectivas filosóficas e pedagógicas para identificar a falta de um direcionamento ético explícito na educação acadêmica. Além de rever conceitos e abordagens como ética relacional, consequencialista, da responsabilidade e ética tácita, o estudo examina o currículo do curso de Design da Universidade de Brasília, identificando lacunas na abordagem ética. Por meio de estudos de projetos relacionados, foi possível observar como a ausência ou insuficiência de princípios éticos teóricos afetam a prática profissional. Conclui-se que, sem a ética, é impossível ao design solucionar os problemas sociais com os quais está ligado e que, por esse motivo, é fundamental que os designers sejam formados em uma disciplina ética. Finalmente, foram propostas sugestões para futuras políticas educacionais, que têm como objetivo efetivo tornar a formação do designer mais ética e consciente.
Abstract: This study investigates the relationship between ethics and design, demonstrating how professional practice is influenced by social, cultural, and political values and, in turn, influences them. An interdisciplinary approach was adopted, analyzing philosophical and pedagogical perspectives to identify the lack of explicit ethical guidance in academic education. In addition to reviewing concepts and approaches such as relational ethics, consequentialism, responsibility ethics, and tacit ethics, the study examines the curriculum of the Design program at the University of Brasília, identifying gaps in its ethical approach. Through the study of related projects, it was possible to observe how the absence or insufficiency of theoretical ethical principles affects professional practice. The study concludes that without ethics, design cannot effectively address the social problems it is connected to and that, for this reason, it is essential for designers to be trained in ethical principles. Finally, suggestions for future educational policies were proposed, aiming to make design education more ethical and conscientious.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2025.
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Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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