Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_PaulaSeabraFurtado_tcc.pdf12,7 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGarrossini, Daniela Fávaro-
dc.contributor.authorFurtado, Paula Seabra-
dc.identifier.citationFURTADO, Paula Seabra. A dimensão ética do design: reflexões para uma prática socialmente responsável. 2025. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a relação entre ética e design, demonstrando como a prática profissional é influenciada por valores sociais, culturais e políticos e, por sua vez, os influencia. Foi adotada uma abordagem interdisciplinar, analisando perspectivas filosóficas e pedagógicas para identificar a falta de um direcionamento ético explícito na educação acadêmica. Além de rever conceitos e abordagens como ética relacional, consequencialista, da responsabilidade e ética tácita, o estudo examina o currículo do curso de Design da Universidade de Brasília, identificando lacunas na abordagem ética. Por meio de estudos de projetos relacionados, foi possível observar como a ausência ou insuficiência de princípios éticos teóricos afetam a prática profissional. Conclui-se que, sem a ética, é impossível ao design solucionar os problemas sociais com os quais está ligado e que, por esse motivo, é fundamental que os designers sejam formados em uma disciplina ética. Finalmente, foram propostas sugestões para futuras políticas educacionais, que têm como objetivo efetivo tornar a formação do designer mais ética e consciente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordÉticapt_BR
dc.subject.keywordDesignerspt_BR
dc.subject.keywordDesigners - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade socialpt_BR
dc.titleA dimensão ética do design: reflexões para uma prática socialmente responsávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T21:05:51Z-
dc.date.available2025-11-05T21:05:51Z-
dc.date.submitted2025-02-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42175-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study investigates the relationship between ethics and design, demonstrating how professional practice is influenced by social, cultural, and political values and, in turn, influences them. An interdisciplinary approach was adopted, analyzing philosophical and pedagogical perspectives to identify the lack of explicit ethical guidance in academic education. In addition to reviewing concepts and approaches such as relational ethics, consequentialism, responsibility ethics, and tacit ethics, the study examines the curriculum of the Design program at the University of Brasília, identifying gaps in its ethical approach. Through the study of related projects, it was possible to observe how the absence or insufficiency of theoretical ethical principles affects professional practice. The study concludes that without ethics, design cannot effectively address the social problems it is connected to and that, for this reason, it is essential for designers to be trained in ethical principles. Finally, suggestions for future educational policies were proposed, aiming to make design education more ethical and conscientious.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.