Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42166
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ClaraTabozaMoraesMPereira_tcc.pdf9,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gyaku Megami - Concept art em expressão
Autor(es): Pereira, Clara Taboza de Moraes Menezes
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Concept art
Animação
Data de apresentação: 14-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: PEREIRA, Clara Taboza de Moraes Menezes. Gyaku Megami - Concept art em expressão. 2024. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente projeto foi elaborado com o intuito de palpabilizar a “Concept art”, apresentando, por meio de uma introdução animada, o processo de transformar conceitos em figuras visuais. A animação “Gyaku Megami” é uma proposta de série animada 2D, quadro a quadro, sobre o contato da humanidade com o divino, o mitológico. O projeto surgiu de estudos aprofundados na Concept Art e principalmente na compreensão do quão incógnito esta tradução de conceitos em imagens é para o publico geral. A concretização de conceitos em imagens é indispensável em quaisquer obras, contudo o processo no qual citada ação ocorre é desconhecida pelo publico geral. Por meio deste Trabalho de conclusão há a proposta de expor e explicar variados métodos com os quais a Concept Art é executada. O relatório passa por todas as etapas do projeto, desde a idealização, criação de estratégias e procedimentos de produção, desenvolvimento e técnicas utilizadas, roteirização e animação até a conclusão do produto final. Buscando incentivar e desmistificar o processo para demais alunos, o projeto pretende estimular novas produções e animações. O processo pelo qual este projeto foi viabilizado incluiu dois principais métodos: A Concept Art e a Animação. Durante as técnicas de Concept Art explorou-se todas as suas etapas, como Moodboarding, Thumbnailing, B&W Shading ou Value Study e Concept Art Coloring, enquanto o estágio de animação envolveu etapas como Roteirização, Storyboard, Animatic, produção de Key-frames e In-Betweens, Composição e Efeitos Visuais (VFX), dublagem, mixagem de sons, edição, montagem, e exportação final. Os citados passos são equitativamente fundamentais, evidenciando como a união de pequenos processos comporta a totalidade de uma produção. O processo de tornar em figura um sentimento ou conceito abstrato exige amplo conhecimento tanto das reações humanas que a abordada ideia desencadeiam quanto das técnicas artísticas pelas quais são concretizadas as obras e, quando se concretiza um trabalho com tamanho esmero, estabelece-se o potencial diálogo com a alma do público, criando a chance de um engrandecimento de caráter. Projetos tratados de maneira leviana, visando resultado monetário ou quaisquer outros objetivos supérfluos naufragam na missão de impactar o observador e, acredito que a animação Gyaku Megami é imbuída por este sonho de conversar com corações suficientemente para alcançá-los.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.