| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Silva, Tiago Barros Pontes e | - |
| dc.contributor.author | Pereira, Clara Taboza de Moraes Menezes | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Clara Taboza de Moraes Menezes. Gyaku Megami - Concept art em expressão. 2024. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente projeto foi elaborado com o intuito de palpabilizar a
“Concept art”, apresentando, por meio de uma introdução animada, o processo de
transformar conceitos em figuras visuais. A animação “Gyaku Megami” é uma
proposta de série animada 2D, quadro a quadro, sobre o contato da humanidade
com o divino, o mitológico. O projeto surgiu de estudos aprofundados na Concept Art
e principalmente na compreensão do quão incógnito esta tradução de conceitos em
imagens é para o publico geral. A concretização de conceitos em imagens é
indispensável em quaisquer obras, contudo o processo no qual citada ação ocorre é
desconhecida pelo publico geral. Por meio deste Trabalho de conclusão há a
proposta de expor e explicar variados métodos com os quais a Concept Art é
executada. O relatório passa por todas as etapas do projeto, desde a idealização,
criação de estratégias e procedimentos de produção, desenvolvimento e técnicas
utilizadas, roteirização e animação até a conclusão do produto final. Buscando
incentivar e desmistificar o processo para demais alunos, o projeto pretende
estimular novas produções e animações. O processo pelo qual este projeto foi
viabilizado incluiu dois principais métodos: A Concept Art e a Animação. Durante as
técnicas de Concept Art explorou-se todas as suas etapas, como Moodboarding,
Thumbnailing, B&W Shading ou Value Study e Concept Art Coloring, enquanto o
estágio de animação envolveu etapas como Roteirização, Storyboard, Animatic,
produção de Key-frames e In-Betweens, Composição e Efeitos Visuais (VFX),
dublagem, mixagem de sons, edição, montagem, e exportação final. Os citados
passos são equitativamente fundamentais, evidenciando como a união de pequenos
processos comporta a totalidade de uma produção. O processo de tornar em figura
um sentimento ou conceito abstrato exige amplo conhecimento tanto das reações
humanas que a abordada ideia desencadeiam quanto das técnicas artísticas pelas
quais são concretizadas as obras e, quando se concretiza um trabalho com tamanho
esmero, estabelece-se o potencial diálogo com a alma do público, criando a chance
de um engrandecimento de caráter. Projetos tratados de maneira leviana, visando
resultado monetário ou quaisquer outros objetivos supérfluos naufragam na missão
de impactar o observador e, acredito que a animação Gyaku Megami é imbuída por
este sonho de conversar com corações suficientemente para alcançá-los. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Concept art | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Animação | pt_BR |
| dc.title | Gyaku Megami - Concept art em expressão | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T20:48:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T20:48:07Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42166 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Programação Visual
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