Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RobertaVicenciaPortelaElmiro_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Namu: design e gamificação no ensino de coreano
Autor(es): Elmira, Roberta Vicência Portela
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Língua coreana
Aplicativos
Gamificação
Design de interação
Data de apresentação: 12-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: ELMIRA, Roberta Vicência Portela. Namu: design e gamificação no ensino de coreano. 2024. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo com interface interativa e gamificada, destinado a auxiliar estudantes de coreano a aprenderem de maneira simples, eficaz e envolvente. Para isso, foram realizadas pesquisas com usuários, identificando dificuldades como a falta de engajamento e de materiais de ensino adaptados às suas necessidades. Além disso, foram analisadas plataformas similares para compreender suas qualidades e limitações. Com base nessas etapas iniciais, foi realizada uma pesquisa teórica abrangendo o idioma coreano, métodos de ensino de línguas, design centrado no usuário, arquitetura da informação e gamificação. Posteriormente, desenvolveu-se a identidade visual do aplicativo, seu nome, telas principais e o produto final. O aplicativo combina design centrado no usuário, arquitetura da informação e elementos gamificados para oferecer uma experiência de aprendizado completa, dinâmica e motivadora. Assim, este projeto contribui para a inovação no ensino de línguas, integrando tecnologia, design e educação de maneira acessível.
Abstract: This project aims to develop an application with an interactive and gamified interface designed to help Korean language learners study in a simple, effective, and engaging way. To achieve this goal, user research was conducted to identify challenges such as a lack of engagement and inadequate teaching materials tailored to their needs. Additionally, similar platforms were analyzed to understand their strengths and limitations. Based on these initial steps, theoretical research was carried out, covering the Korean language, language teaching methods, user-centered design, information architecture, and gamification. Subsequently, the application's visual identity, name, main screens, and final product were developed. The application combines user-centered design, information architecture, and gamified elements to provide a dynamic and motivating learning experience. Therefore, this project contributes to innovation in language education by accessibly integrating technology, design, and education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.