| Título: | Namu: design e gamificação no ensino de coreano |
| Autor(es): | Elmira, Roberta Vicência Portela |
| Orientador(es): | Jardim, Symone Rodrigues |
| Assunto: | Língua coreana Aplicativos Gamificação Design de interação |
| Data de apresentação: | 12-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | ELMIRA, Roberta Vicência Portela. Namu: design e gamificação no ensino de coreano. 2024. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | Este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo com interface interativa e
gamificada, destinado a auxiliar estudantes de coreano a aprenderem de maneira
simples, eficaz e envolvente. Para isso, foram realizadas pesquisas com usuários,
identificando dificuldades como a falta de engajamento e de materiais de ensino
adaptados às suas necessidades. Além disso, foram analisadas plataformas
similares para compreender suas qualidades e limitações. Com base nessas etapas
iniciais, foi realizada uma pesquisa teórica abrangendo o idioma coreano, métodos
de ensino de línguas, design centrado no usuário, arquitetura da informação e
gamificação. Posteriormente, desenvolveu-se a identidade visual do aplicativo, seu
nome, telas principais e o produto final. O aplicativo combina design centrado no
usuário, arquitetura da informação e elementos gamificados para oferecer uma
experiência de aprendizado completa, dinâmica e motivadora. Assim, este projeto
contribui para a inovação no ensino de línguas, integrando tecnologia, design e
educação de maneira acessível. |
| Abstract: | This project aims to develop an application with an interactive and gamified interface
designed to help Korean language learners study in a simple, effective, and engaging
way. To achieve this goal, user research was conducted to identify challenges such
as a lack of engagement and inadequate teaching materials tailored to their needs.
Additionally, similar platforms were analyzed to understand their strengths and
limitations. Based on these initial steps, theoretical research was carried out,
covering the Korean language, language teaching methods, user-centered design,
information architecture, and gamification. Subsequently, the application's visual
identity, name, main screens, and final product were developed. The application
combines user-centered design, information architecture, and gamified elements to
provide a dynamic and motivating learning experience. Therefore, this project
contributes to innovation in language education by accessibly integrating technology,
design, and education. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2024. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Design
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.