Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42156
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_Projeto_unidade_producao_eter_metilico_tcc.pdf2,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de uma unidade de produção de éter metílico
Autor(es): Teodozio, André Felipe Rodrigues
Melo, Bernardo Almeida Vieira de
Carvalho, Bruna Aguiar de
Assis, Cindy Cândida de
Rodrigues, Daniele Farias
Rodrigues, Ellen Cristina de Lacerda
Côa, Fernanda Luísa Castilhos
Silva, Gabriel Mendes Teixeira da
Ribeiro, Hanna Gaia Yoná Ramos
Bezerra, Vinícius Neibert
Carvalho, Willian Henrique Ribeiro de
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Éteres
Metanol
Data de apresentação: 26-Fev-2024
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: TEODOZIO, André Felipe Rodrigues et al. Projeto de uma unidade de produção de éter metílico. 2025. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo projetar uma unidade de separação dos produtos de reação mediante fracionamento no processo de produção de éter metílico a partir da desidratação de metanol. No projeto, a torre de fracionamento obtém como produto de topo o éter metílico de alta pureza, enquanto o produto de fundo é uma mistura de metanol e água. Posteriormente, a corrente de fundo é enviada à uma segunda torre , onde é obtido como produto de topo o metanol, reciclado ao início do processo para recuperar o metanol não reagido, enquanto a água é enviada a uma unidade de tratamento. O projeto é constituído por uma torre de destilação fracionada, que realiza a separação da alimentação em uma corrente de destilado e outra de resíduo, alimentada por uma corrente resfriada por um cooler. Assim, o vapor de topo da torre passa por um condensador, onde é condensado e enviado a um vaso separador/equalizador, onde são geradas as correntes de destilado e refluxo, impulsionadas com ajuda de uma bomba na saída do vaso. No fundo da torre, parte do líquido de fundo é enviado a um refervedor, onde é gerado o vapor que retorno à torre, aquecido com vapor de média pressão. Em seguida, após o líquido de fundo da torre passar pela válvula redutora de pressão, ele entra em uma segunda torre parcialmente vaporizada. Nela, o vapor de topo, rico em metanol, é condensado, sendo enviado a um vaso acumulador, onde são gerados o destilado e refluxo necessário, impulsionados com ajuda de uma bomba. Por fim, parte da corrente de fundo é direcionada a um refervedor para retornar à coluna, enquanto outra parte da corrente de fundo é descomprimida e, em seguida, resfriada por um cooler. Em paralelo com os cálculos e simulações desenvolvidos, foi realizado um diagrama P&ID relatando graficamente os elementos da planta, de controle e segurança dispostos pelo projeto. Ao fim, uma análise econômica foi realizada, elegendo a torre mais econômica em razão da taxa de refluxo e contabilizados os totais gastos em capital imobilizado e de giro. O cálculo da Taxa Interna de Retorno (TIR) em cima do Valor Presente Líquido (VPL) de toda a operação, considerando custos de operação, investimento e valor de venda, apresentou-se maior que a taxa mínima de retorno, provando que ao longo prazo, a construção e operação da planta são uma atividade muito rentável, visto que, a partir do quarto ano de operação o projeto já apresenta rentabilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.