| Título: | Presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marca |
| Autor(es): | Araújo, Rebeca Oliveira de |
| Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
| Assunto: | Consumidores Comportamento do consumidor Consumidores - preferência LGBTQIAP+ |
| Data de apresentação: | 25-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | ARAÚJO, Rebeca Oliveira de. Presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marca. 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A literatura mostra que marcas e empresas vêm percebendo a necessidade de inserir o público
LGBTQ+ no seu dia a dia e identificar esse público como um nicho de mercado promissor,
onde torna-se necessário compreender suas expectativas e necessidades, entretanto, o assunto
ainda não é tão abordado no meio acadêmico. Para contribuir com essa temática, buscou-se
analisar o efeito da presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários. Para atingir a
contribuição proposta, realizou-se um delineamento experimental com nove anúncios que
foram separados em três grupos de três, onde um grupo era formado por três artes de duas
mulheres cada, o segundo com três artes de dois homens cada e o último com um homem e uma
mulher cada, com o intuito de validar qual arte melhor representava um casal homoafetivo
feminino, um casal homoafetivo masculino e um casal heteroafetivo. Os dados foram coletados
por meio de uma pesquisa online e revelaram que as marcas que incluem casais homoafetivos
em suas mídias digitais são percebidas como mais atraentes, favoráveis e superiores. Esses
resultados destacam a importância de considerar a diversidade dos consumidores ao
desenvolver estratégias de marketing e publicidade. Conclui-se que é fundamental avaliar a
efetividade das produções publicitárias de acordo com segmentos de consumidores distintos,
uma vez que diferentes grupos podem reagir de maneira diferente aos anúncios. Para pesquisas
futuras, sugere-se explorar o impacto de casais homoafetivos em marcas reais e em outras
localidades além de Brasília. Além disso, incluir modelos de diversas etnias, orientações
sexuais, produtos e serviços. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Administração
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