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Título: Presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marca
Autor(es): Araújo, Rebeca Oliveira de
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Consumidores
Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
LGBTQIAP+
Data de apresentação: 25-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: ARAÚJO, Rebeca Oliveira de. Presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marca. 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A literatura mostra que marcas e empresas vêm percebendo a necessidade de inserir o público LGBTQ+ no seu dia a dia e identificar esse público como um nicho de mercado promissor, onde torna-se necessário compreender suas expectativas e necessidades, entretanto, o assunto ainda não é tão abordado no meio acadêmico. Para contribuir com essa temática, buscou-se analisar o efeito da presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários. Para atingir a contribuição proposta, realizou-se um delineamento experimental com nove anúncios que foram separados em três grupos de três, onde um grupo era formado por três artes de duas mulheres cada, o segundo com três artes de dois homens cada e o último com um homem e uma mulher cada, com o intuito de validar qual arte melhor representava um casal homoafetivo feminino, um casal homoafetivo masculino e um casal heteroafetivo. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa online e revelaram que as marcas que incluem casais homoafetivos em suas mídias digitais são percebidas como mais atraentes, favoráveis e superiores. Esses resultados destacam a importância de considerar a diversidade dos consumidores ao desenvolver estratégias de marketing e publicidade. Conclui-se que é fundamental avaliar a efetividade das produções publicitárias de acordo com segmentos de consumidores distintos, uma vez que diferentes grupos podem reagir de maneira diferente aos anúncios. Para pesquisas futuras, sugere-se explorar o impacto de casais homoafetivos em marcas reais e em outras localidades além de Brasília. Além disso, incluir modelos de diversas etnias, orientações sexuais, produtos e serviços.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
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