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dc.contributor.advisorLesses, Olinda Maria Gomes-
dc.contributor.authorAraújo, Rebeca Oliveira de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Rebeca Oliveira de. Presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marca. 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA literatura mostra que marcas e empresas vêm percebendo a necessidade de inserir o público LGBTQ+ no seu dia a dia e identificar esse público como um nicho de mercado promissor, onde torna-se necessário compreender suas expectativas e necessidades, entretanto, o assunto ainda não é tão abordado no meio acadêmico. Para contribuir com essa temática, buscou-se analisar o efeito da presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários. Para atingir a contribuição proposta, realizou-se um delineamento experimental com nove anúncios que foram separados em três grupos de três, onde um grupo era formado por três artes de duas mulheres cada, o segundo com três artes de dois homens cada e o último com um homem e uma mulher cada, com o intuito de validar qual arte melhor representava um casal homoafetivo feminino, um casal homoafetivo masculino e um casal heteroafetivo. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa online e revelaram que as marcas que incluem casais homoafetivos em suas mídias digitais são percebidas como mais atraentes, favoráveis e superiores. Esses resultados destacam a importância de considerar a diversidade dos consumidores ao desenvolver estratégias de marketing e publicidade. Conclui-se que é fundamental avaliar a efetividade das produções publicitárias de acordo com segmentos de consumidores distintos, uma vez que diferentes grupos podem reagir de maneira diferente aos anúncios. Para pesquisas futuras, sugere-se explorar o impacto de casais homoafetivos em marcas reais e em outras localidades além de Brasília. Além disso, incluir modelos de diversas etnias, orientações sexuais, produtos e serviços.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumidorespt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciapt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.titlePresença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marcapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T18:33:33Z-
dc.date.available2025-11-05T18:33:33Z-
dc.date.submitted2025-02-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42148-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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