| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Lesses, Olinda Maria Gomes | - |
| dc.contributor.author | Araújo, Rebeca Oliveira de | - |
| dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rebeca Oliveira de. Presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marca. 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A literatura mostra que marcas e empresas vêm percebendo a necessidade de inserir o público
LGBTQ+ no seu dia a dia e identificar esse público como um nicho de mercado promissor,
onde torna-se necessário compreender suas expectativas e necessidades, entretanto, o assunto
ainda não é tão abordado no meio acadêmico. Para contribuir com essa temática, buscou-se
analisar o efeito da presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários. Para atingir a
contribuição proposta, realizou-se um delineamento experimental com nove anúncios que
foram separados em três grupos de três, onde um grupo era formado por três artes de duas
mulheres cada, o segundo com três artes de dois homens cada e o último com um homem e uma
mulher cada, com o intuito de validar qual arte melhor representava um casal homoafetivo
feminino, um casal homoafetivo masculino e um casal heteroafetivo. Os dados foram coletados
por meio de uma pesquisa online e revelaram que as marcas que incluem casais homoafetivos
em suas mídias digitais são percebidas como mais atraentes, favoráveis e superiores. Esses
resultados destacam a importância de considerar a diversidade dos consumidores ao
desenvolver estratégias de marketing e publicidade. Conclui-se que é fundamental avaliar a
efetividade das produções publicitárias de acordo com segmentos de consumidores distintos,
uma vez que diferentes grupos podem reagir de maneira diferente aos anúncios. Para pesquisas
futuras, sugere-se explorar o impacto de casais homoafetivos em marcas reais e em outras
localidades além de Brasília. Além disso, incluir modelos de diversas etnias, orientações
sexuais, produtos e serviços. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Consumidores | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
| dc.title | Presença de casais homoafetivos em anúncios publicitários: reação do consumidor ao anúncio e à marca | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T18:33:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T18:33:33Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42148 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Administração
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