| Título: | Engajamento e Síndrome de Burnout acadêmico: um estudo na Universidade de Brasília |
| Autor(es): | Santos, Nathália Batista Gregório dos |
| Orientador(es): | Fogaça, Natasha |
| Assunto: | Saúde mental Estudantes universitários Estudantes universitários - saúde Burnout (Psicologia) |
| Data de apresentação: | 17-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | SANTOS, Nathália Batista Gregório dos. Engajamento e Síndrome de Burnout acadêmico: um estudo na Universidade de Brasília. 2025. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A saúde mental dos estudantes universitários tem sido amplamente debatida,
principalmente devido à incidência da síndrome de burnout no meio acadêmico.
Esse fenômeno pode impactar significativamente o engajamento dos estudantes em
suas atividades acadêmicas, comprometendo sua motivação e desempenho. Diante
desse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a
síndrome de burnout e o engajamento acadêmico em estudantes de graduação da
Universidade de Brasília, avaliando individualmente os níveis dessas variáveis e
investigando sua correlação. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de
caráter transversal, utilizando o Maslach Burnout Inventory – Student Survey
(MBI-SS) e a Utrecht Work Engagement Scale for Students (UWES-S). A amostra foi
composta por 122 estudantes de diferentes cursos presenciais da instituição. Os
resultados indicaram uma correlação negativa significativa entre as dimensões do
burnout (exaustão emocional e descrença) e o engajamento acadêmico (vigor,
dedicação e absorção), sugerindo que estudantes com maiores níveis de burnout
tendem a apresentar menor engajamento. Por outro lado, a eficácia profissional
demonstrou uma correlação positiva com o engajamento, indicando que estudantes
que se percebem como competentes tendem a se envolver mais nas atividades
acadêmicas. Além disso, a única dimensão do burnout que apresentou variação
significativa entre os cursos foi a exaustão, sugerindo que fatores institucionais
podem influenciar mais do que as especificidades de cada área de estudo. Os
achados deste estudo ressaltam a influência da síndrome de burnout no
engajamento acadêmico, evidenciando que níveis elevados de exaustão emocional
e descrença estão associados a um menor envolvimento dos estudantes em suas
atividades acadêmicas. A identificação da eficácia profissional como um fator
positivo para o engajamento reforça a importância de estratégias institucionais
voltadas para o fortalecimento da percepção de competência dos alunos. Dessa
forma, a pesquisa contribui para a reflexão sobre a necessidade de políticas
universitárias que promovam um ambiente acadêmico mais equilibrado, reduzindo
os impactos do burnout e incentivando o engajamento dos estudantes. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.