Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_NathaliaBatistaGregorioDosSantos_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFogaça, Natasha-
dc.contributor.authorSantos, Nathália Batista Gregório dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Nathália Batista Gregório dos. Engajamento e Síndrome de Burnout acadêmico: um estudo na Universidade de Brasília. 2025. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA saúde mental dos estudantes universitários tem sido amplamente debatida, principalmente devido à incidência da síndrome de burnout no meio acadêmico. Esse fenômeno pode impactar significativamente o engajamento dos estudantes em suas atividades acadêmicas, comprometendo sua motivação e desempenho. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a síndrome de burnout e o engajamento acadêmico em estudantes de graduação da Universidade de Brasília, avaliando individualmente os níveis dessas variáveis e investigando sua correlação. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal, utilizando o Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) e a Utrecht Work Engagement Scale for Students (UWES-S). A amostra foi composta por 122 estudantes de diferentes cursos presenciais da instituição. Os resultados indicaram uma correlação negativa significativa entre as dimensões do burnout (exaustão emocional e descrença) e o engajamento acadêmico (vigor, dedicação e absorção), sugerindo que estudantes com maiores níveis de burnout tendem a apresentar menor engajamento. Por outro lado, a eficácia profissional demonstrou uma correlação positiva com o engajamento, indicando que estudantes que se percebem como competentes tendem a se envolver mais nas atividades acadêmicas. Além disso, a única dimensão do burnout que apresentou variação significativa entre os cursos foi a exaustão, sugerindo que fatores institucionais podem influenciar mais do que as especificidades de cada área de estudo. Os achados deste estudo ressaltam a influência da síndrome de burnout no engajamento acadêmico, evidenciando que níveis elevados de exaustão emocional e descrença estão associados a um menor envolvimento dos estudantes em suas atividades acadêmicas. A identificação da eficácia profissional como um fator positivo para o engajamento reforça a importância de estratégias institucionais voltadas para o fortalecimento da percepção de competência dos alunos. Dessa forma, a pesquisa contribui para a reflexão sobre a necessidade de políticas universitárias que promovam um ambiente acadêmico mais equilibrado, reduzindo os impactos do burnout e incentivando o engajamento dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - saúdept_BR
dc.subject.keywordBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.titleEngajamento e Síndrome de Burnout acadêmico: um estudo na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T18:19:42Z-
dc.date.available2025-11-05T18:19:42Z-
dc.date.submitted2025-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42141-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.