| Título: | Como a meritocracia, a dominância social e a informação sobre o desempenho de cotistas afetam o suporte a ações afirmativas em programas trainee: um experimento aleatorizado de vinhetas |
| Autor(es): | Formiga, Marcos Henrique Rodrigues |
| Orientador(es): | Rossoni, Luciano |
| Assunto: | Meritocracia Programas Trainee Ações afirmativas |
| Data de apresentação: | 19-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | FORMIGA, Marcos Henrique Rodrigues. Como a meritocracia, a dominância social e a informação sobre o desempenho de cotistas afetam o suporte a ações afirmativas em programas trainee: um experimento aleatorizado de vinhetas. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Neste estudo, foi investigado como a crença na meritocracia, a dominância social,
juntamente com variáveis psicossociais – tais como, autoeficácia, autoestima, status
social e preconceito grupal –, influenciam o apoio a políticas de ações afirmativas, com
foco na implementação de cotas em programas trainee. Além disso, também foi avaliado
a relação do impacto da informação sobre o desempenho dos estudantes cotistas no
suporte ao programa de cotas. Dois experimentos aleatorizados de vinhetas foram
empregados por meio de questionários eletrônicos desenvolvido na plataforma Survey
Monkey que foram distribuídos para 136 estudantes (com foco no curso de
Administração) da Universidade de Brasília no estudo 1 e para 254 estudantes das áreas
de negócios (Administração, Contabilidade, Economia e demais cursos de Gestão) de
universidades públicas e privadas de diversos estados do Brasil. Os resultados revelaram
que a crença na meritocracia pode estar associada de forma negativa ao apoio a políticas
de ações afirmativas, como evidenciado no estudo 1. Ademais, percebe-se que a inclusão
da informação de que os estudantes cotistas possuem o mesmo desempenho de estudantes
não cotistas, pode influenciar positivamente no apoio a políticas de ações afirmativas. Os
achados contribuem para o enriquecimento da literatura a respeito do tema envolvendo
meritocracia, dominância social, políticas de ações afirmativas e traz inovação ao realizar,
nas análises adicionais, a comparação da percepção de estudantes de IES públicas e
privadas, algo ainda pouco explorado na literatura. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Administração
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