Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MarcosHenriqueRodriguesFormiga_tcc.pdf827,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Como a meritocracia, a dominância social e a informação sobre o desempenho de cotistas afetam o suporte a ações afirmativas em programas trainee: um experimento aleatorizado de vinhetas
Autor(es): Formiga, Marcos Henrique Rodrigues
Orientador(es): Rossoni, Luciano
Assunto: Meritocracia
Programas Trainee
Ações afirmativas
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: FORMIGA, Marcos Henrique Rodrigues. Como a meritocracia, a dominância social e a informação sobre o desempenho de cotistas afetam o suporte a ações afirmativas em programas trainee: um experimento aleatorizado de vinhetas. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Neste estudo, foi investigado como a crença na meritocracia, a dominância social, juntamente com variáveis psicossociais – tais como, autoeficácia, autoestima, status social e preconceito grupal –, influenciam o apoio a políticas de ações afirmativas, com foco na implementação de cotas em programas trainee. Além disso, também foi avaliado a relação do impacto da informação sobre o desempenho dos estudantes cotistas no suporte ao programa de cotas. Dois experimentos aleatorizados de vinhetas foram empregados por meio de questionários eletrônicos desenvolvido na plataforma Survey Monkey que foram distribuídos para 136 estudantes (com foco no curso de Administração) da Universidade de Brasília no estudo 1 e para 254 estudantes das áreas de negócios (Administração, Contabilidade, Economia e demais cursos de Gestão) de universidades públicas e privadas de diversos estados do Brasil. Os resultados revelaram que a crença na meritocracia pode estar associada de forma negativa ao apoio a políticas de ações afirmativas, como evidenciado no estudo 1. Ademais, percebe-se que a inclusão da informação de que os estudantes cotistas possuem o mesmo desempenho de estudantes não cotistas, pode influenciar positivamente no apoio a políticas de ações afirmativas. Os achados contribuem para o enriquecimento da literatura a respeito do tema envolvendo meritocracia, dominância social, políticas de ações afirmativas e traz inovação ao realizar, nas análises adicionais, a comparação da percepção de estudantes de IES públicas e privadas, algo ainda pouco explorado na literatura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.