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| Título: | A percepção feminina frente a logística reversa pós-venda em compras online |
| Autor(es): | Ferraz, Luíza Dias |
| Orientador(es): | Gomes, Vanessa Cabral |
| Assunto: | Logística reversa Compra online Comércio eletrônico |
| Data de apresentação: | 18-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | FERRAZ, Luíza Dias. A percepção feminina frente a logística reversa pós-venda em compras online. 2025. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção sobre a logística reversa no
pós-venda de compras online realizadas por consumidoras. Para isso, foi realizada
uma pesquisa de natureza quantitativa, utilizando um questionário estruturado para
coletar dados sobre a percepção e comportamentos de compra do público feminino
no que tange a devolução de produtos adquiridos no e-commerce. Os resultados
revelaram que a falta de clareza de informações sobre o processo de logística reversa
pós-venda e dificuldades encontradas pelas consumidores ao longo do processo são
fatores que afetam negativamente a experiência de compra dos clientes e sua
percepção sobre a empresa. Como conclusões, destaca-se a relevância da clareza
de políticas de devolução nos sites das empresas, assim como um processo de
devolução bem estruturado. Por fim, o trabalho possui como limitações a
representatividade da amostra e o recorte temático, o que sugere que investigações
futuras sobre o tema. |
| Abstract: | This study aimed to analyze the perception of reverse logistics in the after-sale
process of online purchases made by female consumers. For this purpose, a
quantitative research was conducted using a structured questionnaire to collect data
on the perception and purchasing behaviors of women regarding the return of products
purchased through e-commerce. The results revealed that the lack of clear information
about the after-sale reverse logistics process and the difficulties faced by consumers
during this process are factors that negatively affect the customer’s shopping
experience and their perception of the company. As conclusions, the study highlights
the importance of clear return policies on company websites, as well as a well-structured return process. Finally, the study has limitations related to the
representativeness of the sample and the thematic scope, suggesting further research
on the topic. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Administração
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