Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_OzielJoaoFilho_tcc.pdf9,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da arte de pintura corporal cultural dos povos indígenas Ticuna Magüta nos estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília
Autor(es): João Filho, Oziel
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Povos indígenas
Criatividade
Arte e pintura
Pintura corporal indígena
Arte indígena
Povo Ticuna Magüta
Data de apresentação: 27-Jan-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: JOÃO FILHO, Oziel. O impacto da arte de pintura corporal cultural dos povos indígenas Ticuna Magüta nos estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília. 2025. 177 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho visa analisar o impacto da arte de pintura corporal cultural dos Povos Indígenas Ticuna Magüta nos estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília. Nesse sentido, o estudo mostra as relações entre a pintura corporal indígena, a criatividade e a arte. Objetiva descrever as percepções positivas dos alunos do curso de administração em relação à pintura corporal, ao passo que identifica o preconceito contra os povos indígenas. O trabalho também apresenta como a arte de pintura corporal da comunidade indígena Vila Betânia pode estimular o processo criativo entre os estudantes do curso de administração da Universidade de Brasília (UnB) e contribuir para a redução do preconceito. Por meio de uma abordagem qualitativa-quantitativa, foram conduzidas oficinas nas quais foi aplicado questionário via google forms por 4 anos, contendo perguntas fechadas e abertas. Os resultados indicam que foi possível compreender a percepção dos estudantes em relação à arte indígena e seu impacto no desenvolvimento criativo e na sensibilização para questões relacionadas à diversidade cultural. Por fim evidenciou o processo criativo dos estudantes não indígenas do curso de Administração da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.