Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_BrunoGomes_JoaoVitorSiqueira_tcc.pdf6,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fundamentos teóricos da computação na formação do futuro professor da etnia Ticuna: desafios e reflexões
Autor(es): Gomes, Bruno dos Santos
Siqueira, João Vitor Abadio
Orientador(es): Ishikawa, Edison
Assunto: Aprendizagem
Aprendizagem significativa
Professores
Professores - formação
Data de apresentação: 17-Fev-2025
Data de publicação: 5-Nov-2025
Referência: GOMES, Bruno dos Santos; SIQUEIRA, João Vitor Abadio. Fundamentos teóricos da computação na formação do futuro professor da etnia Ticuna: desafios e reflexões. 2025. 201 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo utilizar a aprendizagem significativa para a formação de professores indígenas da etnia Ticuna. A aprendizagem significativa tem a proposta de se contrapor à aprendizagem mecânica, de forma que o novo conhecimento adquirido se relacione com os conhecimentos anteriores do indivíduo e assim seja melhor assimilado. Aulas foram ministradas para três alunos da etnia Ticuna do curso de Licenciatura em Computação na Universidade de Brasília, com o objetivo de auxiliá-los na produção de materiais didáticos da disciplina de Fundamentos Teóricos da Computação. Além disso, o trabalho tem como objetivos específicos a elaboração de planos de aula para utilizar os materiais didáticos, o domínio dos conhecimentos da disciplina e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo necessário para um professor. Os alunos indígenas contaram com os tutores para atingir essas metas. Até o presente momento, dois alunos foram aprovados e o terceiro segue cursando a disciplina e tendo aulas para auxiliá-lo. Para trabalhos futuros, existe a necessidade de ainda acompanhar esses alunos utilizando a aprendizagem significativa e a expectativa de que os materiais didáticos possam ser utilizados pelos alunos Ticuna em suas comunidades, para que sejam avaliados.
Abstract: The present work aims to use meaningful learning to train indigenous teachers of the Ticuna ethnic group. Meaningful learning aims to counter rote learning, so that the new knowledge acquired is related to the individual’s previous knowledge and is thus better assimilated. Classes were taught to three Ticuna students of the Bachelor’s Degree in Computing at the University of Brasília, with the objective of producing teaching materials for the Theoretical Foundations of Computing subject. In addition, the classes were also intended for the students to pass the subject. To date, two students have passed and the third continues to take the subject and take classes to assist him. For future work, there is a need to further monitor these students using meaningful learning and the expectation that the teaching materials can be used by Ticuna students in their communities, so that these materials can be evaluated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.